como reduzir custos com planos de saúde

5 dicas eficientes de como reduzir custos com plano de saúde

Como reduzir custos com planos de saúde vem sendo pauta frequente nas empresas nos últimos anos. Vivemos em meio a uma longa crise econômica e também muitas mudanças e avanços tecnológicos que obrigam as organizações a se reinventarem dia após dia. Nesse contexto, a manutenção da saúde financeira é um desafio que requer muito empenho de todos os setores.

Para manter o equilíbrio das contas e maximizar lucros, é importante saber que medidas adotar, a fim de não interferir no bom andamento das relações de trabalho e na produtividade da equipe. Para auxiliar nessa empreitada, veremos a seguir algumas dicas de como reduzir custos com plano de saúde corporativo. Acompanhe!

1. Reduzir custos através de plano de saúde coparticipativo

Uma das maneiras de uma organização gastar menos com plano de saúde é utilizando o recurso de coparticipação. Nesse sistema, a operadora ou seguradora não pagará pela totalidade do serviço, ela divide com o colaborador o valor de cada evento. Assim, o beneficiário arca com um valor simbólico toda vez que realiza uma consulta ou exame.

Além da redução de custos com os procedimentos, essa modalidade também fará com que os serviços disponibilizados sejam utilizados com mais responsabilidade pelos colaboradores, já que parte do valor será descontado no pagamento, reduzindo a sinistralidade para a empresa. É uma boa medida, mas precisa ter seu impacto devidamente analisado antes da implementação.

2. Reduzir custos agindo preventivamente

Se os trabalhadores estão com a saúde em dia, menos gastos terão com procedimentos e medicamentos. Então, é muito importante que cada empresa disponibilize um gestor preparado para cuidar da saúde dos colaboradores.

Um bom caminho é criar um comitê de saúde, que envolva gestores de RH, médicos internos e colaboradores de vários setores para cuidar da manutenção da saúde. Algumas formas preventivas de economizar com planos de saúde são:

  • Ter um bom programa alimentar na empresa;
  • Disponibilizar e incentivar a ginástica laboral;
  • Buscar maneiras de conscientizar e incentivar hábitos saudáveis para o colaborador e seus familiares;
  • Ter um bom ambulatório dentro da empresa para dar assistência prévia e encaminhamento nos incidentes no trabalho.

3. Conscientizar os colaboradores

É muito importante investir tempo e esforço em ações pontuais que mostrem aos colaboradores a importância do uso consciente dos serviços do plano. Procure mostrar como aproveitar os recursos da melhor maneira — respeitando o prazo de 20 dias para o retorno, a fim de que uma nova consulta não seja cobrada, por exemplo.

Powered by Rock Convert

Ajude-os a entender que, por ser um benefício coletivo, o aumento excessivo dos gastos pode impactar em reajustes das mensalidades pela operadora.

4. Economizar na escolha dos planos de saúde

Muitas empresas contam com vários planos de saúde para atender seus colaboradores e, em um momento de corte de despesas, é preciso avaliar a real necessidade de cada um deles, deixando o contrato o mais enxuto possível.

Existem diversas modalidades de planos, inclusive opções pós-pagas, que podem ser uma boa opção, ao passo que a empresa pagará apenas pelos recursos utilizados. Entretanto, é preciso que o profissional de RH esteja ainda mais atento ao seu uso para que o efeito não seja contrário, trazendo prejuízo para a empresa.

5. Contar com a ação de um especialista pode ajudar

A ajuda de um especialista é de grande valor para a redução de gastos. Auditoria para evitar fraudes, acompanhamento de casos crônicos e negociação de reajustes são alguns dos serviços que colaborarão muito para evitar gastos desnecessários com planos de saúde.

O consultor conhece profundamente o problema, tem experiência de mercado e está preparado para analisar cada detalhe e indicar, de forma muito mais assertiva, qual o caminho para se obter os melhores resultados e como reduzir custos com planos de saúde.

A necessidade de uma boa gestão da saúde organizacional aumenta a cada dia. O envelhecimento da população e a criação acelerada de novos tratamentos e procedimentos, por exemplo, sempre influenciarão no orçamento dos planos. Portanto, a criação de uma equipe multidisciplinar e qualificada para lidar com essa questão é de extrema importância.

Entender como reduzir custos com plano de saúde é muito importante para os gestores. Sendo assim, ajude seus colegas a se informarem sobre o assunto compartilhando esse conteúdo em suas redes sociais. Até a próxima!

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.