programas de qualidade de vida no trabalho

6 benefícios imperdíveis dos programas de qualidade de vida no trabalho!

Desde a primeira Revolução Industrial, nossas relações de trabalho vêm evoluindo e se adaptando para atender aos novos padrões da sociedade. O funcionário hoje é visto como capital humano, e é de fundamental importância nas organizações. Diferente dos primórdios da industrialização, quando significavam apenas peças descartáveis de uma engrenagem e trabalhavam em ambientes inóspitos, expostos a diversos riscos, sem benefícios ou chances de desenvolvimento e recebendo salários baixíssimos.

Pesquisas de especialistas em administração de recursos humanos têm mostrado, ao logo dos anos, que a qualidade de vida no trabalho está diretamente ligada à motivação das equipes e, consequentemente, à sua produtividade e à lucratividade da empresa.

Os programas de qualidade de vida são soluções que buscam aumentar a satisfação do trabalhador por meio de ações que aumentem sua segurança, saúde, desenvolvimento pessoal e profissional, e permitem que eles conciliem suas atividades de trabalho com responsabilidades pessoais, alcançando equilíbrio em suas vidas.

Esses programas são importantes para garantir a satisfação e motivação dos trabalhadores, fatores que interferem diretamente nos resultados da empresa e na sua imagem para o mercado. O investimento em programas de qualidade de vida tem um excelente retorno para a organização, ajudando a aumentar a produtividade e satisfação dos clientes externos e reduzindo gastos com planos de saúde, falhas processuais e rotatividade excessiva.

Neste artigo, falaremos sobre os programas de qualidade de vida no trabalho, mostrando quais os principais benefícios que eles proporcionam para a organização. Acompanhe!

1. Influencia na motivação dos colaboradores

Motivação é um fator intrínseco do ser humano que, no entanto, pode e deve ser influenciado por ações externas no ambiente de trabalho. A conquista dos objetivos pessoais, a manutenção do estilo de vida e a realização de sonhos faz com que o trabalhador se sinta motivado a buscar um emprego. No entanto, é a qualidade de vida no trabalho, os benefícios oferecidos, as oportunidades de crescimento e o reconhecimento do seu valor que o impulsiona a ser mais produtivo e trabalhar em prol dos objetivos comuns da organização.

2. Maior engajamento dos colaboradores

Muito mais que um bom salário, os trabalhadores de hoje querem se sentir seguros, amparados e poder encontrar um equilíbrio entre suas atividades laborais e satisfação pessoal. Quando sabem que suas necessidades pessoais estão sendo supridas e que possuem possibilidades reais de crescimento e reconhecimento na organização, se sentem mais motivados a vestir a camisa da empresa.

Um time engajado coloca toda a sua criatividade a serviço dos processos empresariais. Portanto, é essencial para que a organização possa oferecer produtos e serviços eficazes e inovadores, garantindo a satisfação dos seus consumidores e sua competitividade no mercado.

3. Aumento da produtividade individual e coletiva

O trabalhador mais saudável e satisfeito também produz com mais empenho e agilidade, vai menos ao médico, não falta e nem chega atrasado com frequência. Essa postura eleva a sua produtividade e influencia positivamente no ambiente de trabalho, gerando benefícios para toda a equipe.

Powered by Rock Convert

A ginástica laboral, por exemplo, é uma importante aliada da produtividade, pois além dos benefícios que traz para o corpo, alongando a musculatura, evitando distensões, prevenindo a LER (Lesão por Esforço Repetitivo), entre outros, ela funciona como um momento de interação da equipe de trabalho, deixando o clima mais leve e descontraído.

4. Melhora no clima organizacional

Para os profissionais da atualidade, principalmente a geração Y, o trabalho é muito mais que uma maneira de manter as contas em dia e a família bem vestida e alimentada, como na época de seus pais. Esses profissionais querem ser parte de algo com o que realmente se importem, trabalhar em empresas que valorizam suas habilidades, ofereça a oportunidade de conquistar prestígio profissional e que esteja de acordo com seus princípios e valores.

Quando o colaborador está em harmonia com suas atividades laborais e pessoais e sabe que a empresa se preocupa com seu bem-estar e saúde, ele trabalha mais feliz, se relaciona melhor com os colegas e, assim, traz muitos benefícios para o clima organizacional reduzindo conflitos, facilitando a comunicação e estimulando o trabalho em equipe.

5. Reduz gastos com planos de saúde

Programas de qualidade de vida envolvem atividades, como ginástica laboral, melhoria na alimentação, pausas para descanso e benefícios que conferem mais tranquilidade para os trabalhadores. Todas essas ações resultam em funcionários mais saudáveis, tanto fisicamente quanto mentalmente, reduz a taxa de funcionários obesos e ajuda no controle de doenças crônicas, como a diabetes e hipertensão arterial. Consequentemente, os gastos da organização com a sinistralidade dos planos de saúde são significativamente reduzidos.

6. Aumenta a retenção de talentos e diminui as taxas de turnover

Uma empresa com colaboradores satisfeitos e ambiente de trabalho saudável tem maior facilidade em reter seus talentos. Sendo assim, é importante investir em treinamento, desenvolvimento e planos de carreira, como parte do programa de qualidade de vida da corporação.

Organizações que contam com programas de qualidade de vida eficazes, com um bom pacote de benefícios, flexibilidade e autonomia para seus colaboradores e um ambiente laboral saudável têm suas taxas de rotatividade significativamente reduzidas, o que representa economia em processos seletivos, contratações, treinamentos e rescisões.

Ao longo dos anos se constatou através de diversas pesquisas que trabalhadores mais felizes produzem mais e, portanto, precisamos trabalhar para implementar um programa de qualidade de vida eficiente em nossa organização, para podermos colher bons frutos no mercado.

Para isso é muito importante fazer um planejamento eficaz. Levantar todos os problemas que podem causar insatisfação nos colaboradores, avaliar as condições de segurança da empresa, e elaborar um plano de ação para que cada medida seja devidamente implementada. Também é muito importante manter sempre uma análise dos resultados, a fim de identificar possibilidades de melhorias.

Precisa de ajuda para diagnosticar as necessidades da sua empresa com relação à qualidade de vida dos colaboradores e auxiliar na escolha do pacote de benefícios ideal para eles? Entre em contato e conheça nossos serviços e diferenciais. Vamos te apresentar soluções inovadoras e personalizadas que levarão seu ambiente organizacional e sua produtividade a um nível bem mais elevado.

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.