baixa produtividade

Quais as 5 causas da baixa produtividade e como resolvê-las?

Toda empresa quer sempre crescer e se desenvolver cada vez mais. No entanto, existem alguns obstáculos que podem dificultar esse percurso, como a baixa produtividade. Acontece que nem sempre o departamento de Recursos Humanos sabe lidar com essa questão, até porque pode ser difícil identificar suas causas.

Mesmo assim, não precisa se preocupar, pois esse problema pode sim ser resolvido. Para ajudar, no post de hoje vamos apresentar cinco das principais causas de baixa produtividade. É só conferir!

1. Inadequação de função

Quando a função não condiz com a personalidade e as habilidades do profissional, ele sente menor motivação e maior desânimo para fazer o seu trabalho. Assim, é essencial colocar os colaboradores em cargos com os quais eles combinem. Nesses casos, você pode fazer uma realocação dentro da empresa. Além disso, lembre-se de que, de agora em diante, será preciso tomar mais cuidado com essa questão ao realizar um processo seletivo.

2. Desgaste físico e emocional

Essas são duas questões muito comuns e todos passamos por isso em algum momento. Existem diversos fatores que podem causar esses desgastes, vindos tanto de dentro quanto de fora da empresa. Seja como for, é importante oferecer algum tipo de ajuda. Não desista de um profissional por esse motivo: busque entender o que está acontecendo e oferecer possíveis recursos.

Lembre-se de que investir na saúde corporativa e no bem-estar no ambiente de trabalho é algo fundamental. Talvez sua empresa esteja precisando, por exemplo, fornecer atendimentos psicológicos e outras medidas que ajudem a reduzir o desgaste.

3. Excesso de trabalho

Essa é outra causa muito comum de baixa produtividade, ainda ligada ao desgaste físico e emocional. O excesso de trabalho faz o profissional ficar estressado, ansioso, preocupado e se cobrando além da conta, entre outras consequências. Desse modo, ele acaba não conseguindo desempenhar bem suas funções e cada uma de suas atividades pode ficar prejudicada.

Powered by Rock Convert

Valorize o equilíbrio, promova o descanso e incentive o cuidado com a saúde. É normal que alguns dias sejam mais cheios, mas não se deve sobrecarregar constantemente seus colaboradores. Se você perceber que alguém anda com excesso de trabalho, uma boa solução é contratar um estagiário ou assistente para ajudar.

4. Falta de treinamento adequado

Outra possível causa da baixa produtividade é a falta de treinamentos. É obrigação da empresa fornecer os conhecimentos necessários para os colaboradores e, se isso não for feito de maneira adequada, não adianta cobrar resultados.

É importante oferecer bons treinamentos e capacitações, além de incentivar seu pessoal a complementar seus aprendizados. Uma boa ideia é fazer parcerias com boas empresas, cursos e faculdades.

5. Ambiente desfavorável

Algumas condições no próprio ambiente de trabalho podem estar atrapalhando a produtividade das equipes. Muito barulho, locais desorganizados, clima organizacional negativo e pressão excessiva dos líderes/gestores são apenas alguns exemplos desses fatores.

Portanto, avalie as circunstâncias em que a organização se encontra, tanto no ambiente físico quanto na comunicação e interação de seus integrantes, e verifique o que pode ser melhorado.

Ao prestar atenção nesses pontos, você promove um rendimento muito maior de seu pessoal, levando sua empresa ainda mais longe. Vale lembrar que, nessas situações, uma boa gestão de benefícios pode ser uma ótima solução, pois ela ajudará a identificar o melhor para seus colaboradores e a implementar mudanças.

Essas foram algumas causas da baixa produtividade e, como você viu, elas podem ser resolvidas. Esperamos ter ajudado! Para mais novidades, não se esqueça de assinar a nossa newsletter.

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.