bem estar dos colaboradores

Como manter o bem-estar dos colaboradores em tempos de pandemia?

Qual a preocupação da sua empresa com o bem-estar dos colaboradores? Muitos gestores ainda acreditam que este fator limita-se à vida pessoal, mas no cenário atual essa crença não faz mais sentido.

É comprovado que fornecer condições favoráveis para promover o bem-estar dos colaboradores gera impactos positivos na empresa. Desenvolver produtos ou serviços para o mercado é um grande diferencial para qualquer instituição. Mas cuidar dos funcionários, promover saúde física, mental e emocional também influencia nos resultados.

Em tempos de pandemia do Coronavírus, é preciso redobrar a atenção. Estamos passando um período de instabilidade e incertezas. Os cuidados necessários devem ser direcionados para evitar o contato com o vírus e reduzir o risco de contaminação, porém a saúde mental não deve ser deixada de lado.

O cenário estressante pode levar a um quadro de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais que afetam diretamente a vida pessoal e profissional. Isso é válido tanto para quem está atuando nos escritórios, como também para a turma em home office.

Nesse contexto, preparamos algumas dicas sobre como manter o bem-estar dos colaboradores durante a pandemia. Uma equipe de RH preparada é fundamental para acolher a equipe e direcionar os esforços para todos passarem, de forma mais amena, por esse momento de crise. Continue a leitura!

Estabeleça horários de descanso

Independentemente do colaborador atuar no escritório ou em home office, os horários de descanso são de extrema importância. A ergonomia, por exemplo, é um fator que interfere nas condições físicas e psicofisiológicas, principalmente em atividades que requerem sobrecarga muscular. Tal cuidado ajuda a evitar o esgotamento físico, mental e a relaxar a musculatura.

Além disso, os horários de descanso não são necessariamente benefícios, afinal são garantidos por lei. Em qualquer trabalho com mais de 6 horas de duração, realizado de forma contínua, a CLT garante a realização de um intervalo para repouso ou alimentação de no mínimo uma hora, estabelecido em acordo entre o funcionário e a empresa.

Incentive os hábitos saudáveis

O papel do RH vai muito além das tarefas burocráticas da rotina da empresa e da gestão de pessoas. Oferecer condições ideais para os funcionários atingirem todo o seu potencial é um dos objetivos a serem alcançados pelos gestores do setor.

Uma das formas mais eficientes para gerar bem-estar é através do incentivo à prática de atividades físicas. Elas podem ser realizadas tanto dentro como fora do horário e ambiente de trabalho.

No ambiente de trabalho, a ginástica laboral é uma atividade bastante conhecida. Consiste em uma série de alongamentos e exercícios simples, orientados por profissionais em educação física, que ajudam a circular o sangue, oxigenar o cérebro e os pulmões, lubrificar articulações e alongar músculos, tendões e ligamentos. É um excelente auxílio para evitar lesões trabalhistas comuns, como LER e tendinites.

Fora do ambiente de trabalho, algumas empresas cedem espaços com o objetivo de oferecer um local para a prática de atividades físicas. Geralmente são feitas fora do horário de expediente e em grupo, como danças, artes maciais e ginásticas.

Powered by Rock Convert

Outras opções são parcerias com academias, com descontos ou mensalidades grátis de acordo com o desempenho da equipe. Porém, no contexto da pandemia do Coronavírus, estas atividades estão temporariamente suspensas. Devido ao isolamento social imposto como medida de contenção do vírus, aglomerações ou qualquer outra atividade em grupo não são recomendadas.

Ofereça suporte à saúde mental

A pandemia do Coronavírus apresentou à população dos países afetados momentos únicos de readaptação e cuidados com a segurança. Até certo ponto, é normal ter ansiedade, raiva, insatisfação, insegurança ou incerteza frente ao cenário com enormes desafios. Cada pessoa tem um perfil profissional e pessoal, cabe aos gestores de recursos humanos saber lidar com essas diferenças e com as reações ao inesperado.

O excesso de estresse pode abrir as portas para um caminho mental que leva à ansiedade, depressão e outros transtornos que afetam a saúde da mente humana. E o isolamento social, medida fundamental de contenção do vírus, por mais que seja essencial nesse momento, tem uma dura realidade: é um peso para a cabeça e o coração de muitas pessoas.

Assim como os exercícios físicos, é cada vez mais comum nas empresas o incentivo ao cuidado com a saúde mental. Seja com suporte psicológico através de profissionais capacitados ou com incentivo à meditação, as empresas vem colhendo os frutos dessas ações na rotina e nos indicadores de produtividade. No cenário atual da pandemia, não poderia ser diferente.

Cuide do clima organizacional

O clima organizacional é a percepção geral dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho e organização dos processos. Pode ser um desafio criar um clima descontraído e profissional, equilibrado entre cumprir os compromissos com seriedade, porém sem excessos de tensão e cobranças.

Quando há uma satisfação entre a gestão e o ambiente de trabalho, há um aumento do nível de engajamento dos colaboradores com o planejamento estratégico e as metas. A harmonia favorece as trocas, o diálogo e o comprometimento entre equipes e setores, o que aumenta a eficiência e estimula a criatividade.

Reconhecer a equipe é uma excelente estratégia para manter um bom clima organizacional. Ouça os funcionários, dê abertura a elogios e críticas. É essencial a pessoa se sentir importante na sua função e para a empresa. E, nesse contexto, reconheça o bom trabalho e elogie perante a equipe.

Ofereça benefícios

Não basta organizações investirem em estruturas modernas, materiais caros, enquanto os colaboradores trabalham insatisfeitos e desmotivados. O fator básico, essencial para atingir o bem-estar dos colaboradores, se resume a um só: valorizar o capital humano.

Uma estratégia interessante com resultados positivos é fornecer benefícios. Além dos individualizados, de acordo com o momento da carreira de cada um, invista nos benefícios que promovem segurança e bem-estar. Ofereça aos colaboradores bons planos de saúde e odontológico, previdência privada, vales refeição e alimentação, e outros. Assim, torna-se inegável o ganho em produtividade e bem-estar a médio e longo prazo.

A N/Care possui o que há de melhor em benefícios empresariais, nas suas mais diversas formas. Oferecemos uma consultoria completa e eficiente a todo tipo de empresa, com soluções escolhidas especialmente para a sua. Buscamos manter relações duradouras, traduzidas em atendimento personalizado, satisfação e economia de custos.

Agora que você já sabe como manter o bem-estar dos colaboradores em tempos de pandemia do Coronavírus, que tal conhecer os benefícios que a N/Care pode oferecer à sua empresa? Conheça nosso trabalho, entre em contato com a equipe e descubra como podemos ajudar.

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.