bem estar no ambiente de trabalho

Qual a importância do bem-estar no ambiente de trabalho?

Cada vez mais as empresas estão valorizando o bem-estar no ambiente de trabalho. Isso não é à toa: já sem tem inúmeras evidências de que colocar esse fator como prioridade é uma excelente forma de promover a produtividade e o desenvolvimento organizacional.

Hoje em dia, existem muitas doenças físicas e/ou emocionais causadas pelo estresse ou por um local de trabalho em condições negativas. Quando você investe, portanto, na qualidade de vida dos seus colaboradores, está evitando todos esses prejuízos, além de aumentar o rendimento e a retenção de talentos.

No post de hoje, vamos dar alguns exemplos da importância do bem-estar no ambiente de trabalho, comentando alguns de seus efeitos. Confira!

Aumento dos níveis de motivação e satisfação

Quando você investe no bem-estar no ambiente de trabalho, consequentemente isso influi na qualidade de vida dos colaboradores. Eles passam a se sentir melhor naquele local, aumentando sua satisfação por estarem lá e sua motivação para trabalhar.

É interessante investir, inclusive, em medidas que reduzam o estresse e a pressão, já que esses são grandes problemas dos tempos atuais, principalmente no que se refere ao trabalho. Quando o ambiente fica mais leve, os colaboradores e equipes sentem maior vontade de continuar desempenhando suas funções e até fazem isso com maior qualidade.

Powered by Rock Convert

Promoção da valorização dos colaboradores e das equipes

Ao notarem que a empresa se importa com o seu bem-estar, os colaboradores e times se sentem valorizados. Eles percebem que a organização não está se dedicando apenas ao seu próprio crescimento, mas também ao seu pessoal. Tudo isso é um investimento no capital humano, além de gerar uma imagem positiva no mercado. As companhias que vêm priorizando o bem-estar estão, inclusive, se destacando como inovadoras.

Aumento da retenção de talentos

Já deu para perceber que as empresas que cuidam do bem-estar no ambiente de trabalho conquistam mais os colaboradores, não é mesmo? Isso não significa apenas que elas serão destaque no mercado e atrair profissionais, mas que também terão uma maior retenção de seus talentos.

É simples: se a organização é um lugar agradável de estar e ainda promove saúde e qualidade de vida, os colaboradores terão menos motivos para querer ir embora. Assim, você tem a chance de cultivar a experiência dos trabalhadores e garantir equipes que conhecem bem a empresa. Outra ideia é oferecer também benefícios ligados ao bem-estar, aumentando ainda mais essa motivação.

Redução de custos de contratação de novos colaboradores

Com a retenção de talentos, você não terá tantos prejuízos com os índices de turnover e, consequentemente, não precisará gastar tanto com contratações e demissões a toda hora. Fazer processos seletivos e dar chances a novos profissionais é importante sim, mas se isso está sendo necessário tão frequentemente, pode haver algum problema a ser identificado. Além disso, tanto a entrada quanto a saída de colaboradores envolvem diferentes custos, que são economizados quando você investe no bem-estar.

Para finalizar, vale lembrar que existem muitas maneiras de se promover a qualidade de vida na organização. Planos de saúde, um bom clima organizacional, atividades e benefícios são apenas alguns exemplos de medidas a serem tomadas.

Agora você se convenceu da importância do bem-estar no ambiente de trabalho, certo? Ajude-nos a espalhar essa ideia, compartilhando este post em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.