Benefícios criativos para funcionários: confira 7 opções ideais!

Na intenção de conquistar os melhores resultados possíveis e de garantir a qualidade de vida dos colaboradores, é fundamental mantê-los motivados e atender às suas necessidades. Dessa maneira, eles poderão agregar todo seu conhecimento e habilidades no dia a dia do negócio. Uma boa forma de atingir esse objetivo é por meio do oferecimento de benefícios criativos para funcionários.

O capital humano de sua empresa é, sem dúvidas, o maior responsável por seu sucesso. É ele que garante o andamento dos processos e, assim, impulsiona resultados. É por esse — e outros motivos — que a correta gestão de colaboradores se faz fundamental. Ela culmina em vantagens diversas, como em uma maior produtividade e na manutenção de um bom clima organizacional.

Neste artigo, listamos 7 opções capazes de ser implementadas na companhia agora mesmo e que certamente vão manter sua equipe muito satisfeita. Continue a leitura para saber mais!

1. Vale-cultura

Esse benefício confere ao colaborador um valor destinado às atividades culturais. Mas o que isso significa? Bem, em linhas gerais, o vale-cultura favorece o enriquecimento dos saberes de sua equipe — além de proporcionar bons momentos de lazer a quem se dedica à empresa todos os dias.

Uma pesquisa no Reino Unido mostrou que 12% dos trabalhadores demonstraram uma maior produtividade em função de seu bem-estar elevado. Então, investir em capital humano é uma boa ideia para todos os envolvidos e, inclusive, pode culminar em um aumento de 37% nas vendas.

Ao considerar que a cultura é um dos alimentos da criatividade, implementar um vale que aproxime os times das atrações locais — como teatros, cinemas e museus — é uma excelente medida.

2. Flexibilidade

Minimizar as pressões feitas em cima da equipe tende a reduzir os pedidos de demissão e a aprimorar a produtividade dos colaboradores. Contudo, essa atitude pode ir além. Mais de 80% daqueles que estão em busca de recolocação profissional acreditam que a flexibilidade é um ponto decisivo na adesão ou na recusa a uma proposta de emprego.

Não é à toa que flexibilizar horários, demandas e solicitações faz parte do pacote de benefícios sociais. É muito importante que sua equipe se sinta motivada, aberta a novas ideias na hora de criar e, é claro, amparada. Entretanto, não é simples oferecer isso a ela, quando regras estritas demais estão em jogo.

Sabendo desses fatores, invista em um RH que analise as necessidades individuais dos membros dos times e garanta que haja espaço para negociações que beneficiem ambos os lados do negócio.

3. Convênio com estabelecimentos

Oferecer à equipe descontos e parcerias com outras empresas é um dos melhores benefícios criativos para funcionários disponíveis. Afinal, essa atitude tende a impactar diversos pontos de sua vida pessoal — levando boas práticas de desenvolvimento humano até cada membro da organização.

Pense em fechar parceria com academias e clubes, por exemplo. Essa ideia impulsionará seus colaboradores à prática de atividades físicas, o que impacta positivamente sua saúde e bem-estar. Como consequência, menos estresse e desgaste é levado ao ambiente de trabalho.

Powered by Rock Convert

Outro excelente exemplo é o desconto em creches e escolas. Eles minimizam algumas das preocupações de funcionários que são pais e permitem que seu foco esteja no lugar certo. Considere essa ideia!

4. Cursos de idiomas

Esse é outro dos benefícios criativos para funcionários que faz parte do programa de desenvolvimento pessoal. Afinal, ele enriquece os conhecimentos e potenciais dos colaboradores e ampliam seus talentos.

Além de se conectarem a novas culturas, essa atitude ainda pode aproximar clientes estrangeiros da equipe, tornando as negociações mais simples e eficientes. Existem diversas opções de cursos disponíveis no mercado. Converse com sua equipe e saiba qual é a que melhor se adéqua às suas demandas atuais!

5. Atividades de lazer

Todos precisamos de momentos para relaxar e espairecer. Eles nos ajudam a desestressar, permitem que as tensões do dia a dia sejam aliviadas e que seja mais simples focar as tarefas rotineiras. Oferecer atividades voltadas ao lazer de seus colaboradores, portanto, tende a culminar em excelentes vantagens, como:

  • engajamento entre os membros dos setores;
  • aprimoramento na comunicação;
  • liberação de hormônios de bem-estar;
  • sensação de pertencimento;
  • redução de episódios de síndrome de burnout etc.

A escolha das atividades deve ser feita de acordo com as demandas dos membros das equipes. Lembre-se de que cada grupo de pessoas tem uma personalidade — e que é preciso considerar a de seus times antes de decidir quais atividades serão oferecidas.

6. Viagem de incentivo

Esse tipo de benefício está diretamente atrelado ao reconhecimento e à valorização de talentos, algo fundamental para a motivação e o estabelecimento de uma relação de confiança com os colaboradores. Empresas que sabem disso tendem a otimizar seus resultados, e conseguem ampliar sua cartela de clientes em 30%, por exemplo, apenas ao buscar por desenvolvimento humano.

Além de ser uma excelente forma de recompensar colaboradores que se destacam por seu desempenho, as viagens de incentivo ampliam a cultura e os saberes dos envolvidos. Esse é mais um dos benefícios criativos para funcionários que recompensam ambos os lados da moeda.

7. Premiações

Assim como a viagem, essa é uma ideia ligada ao reconhecimento dos esforços positivos dos membros das equipes. Ela permite que aqueles que se dedicam à evolução do negócio sintam sua real importância no sucesso da empresa e se mantenham motivados a dar o melhor de si. Além disso, faz com que outros colaboradores também se impulsionem a encontrar os melhores resultados possíveis.

Investir nessas 7 ideias impacta não só a produtividade, mas também a qualidade de vida no trabalho e o bem-estar dos colaboradores. Essas opções contribuem com a redução de despesas e atuam como atrativos no recrutamento. Assim, você mantém o padrão da companhia sempre de acordo com as expectativas de todos os envolvidos e aposta na melhoria contínua do clima organizacional!

No momento de escolher os benefícios criativos para funcionários mais adequados à sua empresa — tendo em vista que gerações diferentes têm preferências distintas — uma consultoria profissional tende a fazer a diferença. Ela norteará a gestão na hora de escolher o fornecedor de benefícios ideal à equipe, pautando-se em dados e nas demandas do negócio.

Se você deseja garantir o match perfeito entre as necessidades dos colaboradores e os benefícios oferecidos por sua organização, otimizando seus recursos e motivando os times, não deixe de entrar em contato com a N/Care Solutions hoje mesmo!

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.