benefícios para funcionários

Benefícios para funcionários: o que você precisa saber

Investir em diferentes tipos de benefícios para funcionários, dos básicos aos mais diferenciados, é uma forma eficaz de atrair e reter talentos em sua empresa. Além disso, o gerenciamento de benefícios é estratégico para motivar e envolver os colaboradores, aumentando a produtividade e a competitividade da organização.

Hoje, a questão salarial já não é a única preocupação de um profissional quando ele busca por um novo cargo. As pessoas também procuram desafios e, acima de tudo, qualidade de vida, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, razão pela qual um bom pacote de benefícios é extremamente atraente.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre a política de benefícios para funcionários, qual a sua importância e como diferenciar suas estratégias. Acompanhe!

 O que é a política de gestão de benefícios para funcionários?

Em uma organização, a política de gestão de benefícios corresponde ao conjunto de normas que regem a concessão de benefícios para os colaboradores. Ou seja, é um guia que orienta os benefícios que são concedidos e como os trabalhadores devem utilizá-los.

O departamento de Recursos Humanos é que se encarrega de planejar e implantar a política de benefícios. Os profissionais de RH também estabelecem métricas de acompanhamento para a mensuração dos resultados dos programas de benefícios, a fim de poder aprimorá-los e melhorar constantemente sua eficiência.

Qual a importância da política de benefícios?

Hoje estamos a era do “talento” e de uma nova visão quando o assunto e a formação dos times organizacionais. As empresas pensam em como atrair e reter os melhores profissionais. É importante procurar entender melhor as necessidades de seus trabalhadores para oferecer-lhes os benefícios mais atrativos. Assim, investem no conceito de marca empregadora, tornando-se uma empresa atraente para se trabalhar.

Ter uma política de benefícios bem elaborada também traz grandes benefícios para os times já formados na organização. Entre eles, vale destacar:

Powered by Rock Convert
  • aumento da motivação dos colaboradores;
  • aumento da produtividade das equipes;
  • melhoria da qualidade de vida no trabalho;
  • melhoria do clima organizacional;
  • aumento do nível de engajamento dos profissionais com os objetivos da empresa;
  • redução das taxas de de absenteísmo e rotatividade;
  • retenção de talentos entre outros.

Quais benefícios são obrigatórios?

A legislação trabalhista brasileira estabelece alguns benefícios básicos aos quais todo trabalhador de uma empresa deve ter acesso, sendo de responsabilidade da organização, provê-los para seus colaboradores. Veja, a seguir, quais são eles:

  • vale transporte — a CLT estabelece que o trabalhador não pode gastar mais de 6% de seu salário com a locomoção para a empresa. Sendo assim, as empresas descontam um valor fixo em folha de pagamento, que não ultrapasse a 6%, e arca com o restante do valor das despesas de transporte de seus funcionários;
  • vale alimentação — ele é obrigatório apenas se a empresa contar com mais de 300 colaboradores e pode ser substituído pela oferta das refeição em restaurantes próprios da empresa ou terceirizados;
  • FGTS — um valor referente a 8% da remuneração bruta de cada trabalhador deve ser depositado pela empresa, mensalmente, em uma conta em nome do beneficiado. Esse valor, no entanto, só pode ser sacado pelo trabalhador em caso de demissão ou condições especiais preestabelecidas pela legislação;
  • férias remuneradas — todo trabalhador tem o direito a gozar de 30 dias de férias após completados cada 12 meses de trabalho. O salário do mês das férias deve ser acrescido de ⅓ do valor de seus rendimentos mensais;
  • décimo terceiro salário — também conhecido como gratificação natalina, o décimo terceiro é, na verdade, um ajuste de horas pagas ao trabalhador pelos meses em que ele trabalha por mais de quatro semanas;
  • adicional noturno — o trabalhador que atua entre 22h e 5h da manhã tem o direito a receber essas horas acrescidas de 20% do seu valor. Caso seja trabalhador rural, o adicional é de 25%.

Como diferenciar os benefícios para motivar os colaboradores?

A implementação de benefícios flexíveis é uma alternativa para os colaboradores escolherem os benefícios que melhor atendem às suas necessidades. Dessa forma, a empresa determina um valor de investimento por funcionário que, por sua vez, pode escolher como gastá-lo.

Este modelo desenvolve o conceito de que o funcionário é uma parte ativa nas decisões da organização. Além disso, benefícios flexíveis podem ser um importante fator de diferenciação para atrair e reter os melhores talentos do mercado. Veja algumas opções interessantes para diferenciar seu pacote de benefícios:

  • convênios com academias de ginástica podem ser muito atrativos e ainda colaborar para a manutenção da saúde de seus colaboradores, reduzindo despesas com planos de saúde corporativos;
  • cursos gratuitos, palestras e workshops são uma ótima opção para motivar seus colaboradores, ajudando-os a desenvolver suas habilidades;
  • horários de trabalho flexíveis são extremamente atraentes para a geração Y e Z, que buscam conciliar suas vidas profissionais e pessoais;
  • convênios diversos com clubes, cinemas, lojas, livrarias, creches e faculdades entre outros, são opções que não devem faltar para diferenciar os benefícios na sua empresa.

Este é um processo iterativo, em constante evolução. O plano de benefícios é tão dinâmico quanto o ambiente de mercado, os objetivos organizacionais e as mudanças culturais externas. Devemos alcançar um alinhamento entre a estratégia corporativa e a estratégia de recursos humanos, como métricas e indicadores que validam esse acompanhamento.

Pesquisas de satisfação são uma boa alternativa para obter um feedback, pois fornecem insights para verificar se o investimento realmente está gerando o retorno desejado e, por outro lado, para avaliar se estamos melhorando a percepção da equipe sobre a qualidade de vida oferecida pela empresa.

Como sua empresa gerencia os benefícios? Diante da complexidade e da importância da concessão de benefícios para funcionários, é fundamental ter um sistema bem incrementado e eficiente de gestão.

A melhor forma de conseguir uma gestão de benefícios eficaz é delegar essa função a uma empresa especializada, que conta com profissionais experientes e preparados para criar e gerir seus benefícios empresariais.

Quer conhecer os serviços ideais para elevar o nível dos benefícios e a satisfação dos seus colaboradores? Entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.