carreira em y

Carreira em Y: o que é, como funciona e quais são suas vantagens?

Você sabe o que é carreira em Y? Tradicionalmente, o comum nas organizações era que as pessoas seguissem uma carreira linear, ou seja, eram promovidas sempre na mesma área onde iniciavam suas atividades.

Assim, nem todos os profissionais tinham a oportunidade de desenvolver seus talentos, e muitos se tornavam frustrados, por não conseguirem uma promoção ou por trabalhar em atividades das quais não se agradavam. O novo modelo de desenvolvimento de carreira favorece o melhor aproveitamento dos trabalhadores, ampliando e mostrando opções em diferentes direções.

Neste artigo, vamos falar sobre as vantagens da ferramenta que vem ajudando os profissionais a descobrirem o melhor caminho para seu crescimento profissional. Acompanhe!

Afinal, o que é a carreira em Y?

A carreira em Y é, basicamente, um meio viabilizar a expansão profissional. Uma empresa, ao adotar essa ferramenta, tem como objetivo oferecer opções para o melhor desenvolvimento profissional de seus colaboradores. Agora é possível escolher entre se aprofundar em novas técnicas de uma área específica ou continuar no caminho para de ser tornar um gerente.

Uma das probabilidades oferecidas pela carreira em Y é se aprimorar sem precisar assumir um posto de controle, podendo mostrar seu potencial e qualidades para melhor aproveitamento da empresa. Essa ferramenta apresenta consideráveis progressos no mercado, devido ao rendimento profissional obtido.

Assim, pode-se dizer que a carreira em Y apresenta uma opção de melhoria para traços mais concentrados, voltados para o aperfeiçoamento e conhecimento, designando cada pessoa para o seu lugar de compatibilidade.

Diante desse novo leque de possibilidades apresentado, o profissional, independentemente da sua escolha de carreira, passa a se sentir bem com sua opção e pode ser valorizado e reconhecido onde se encontra atuante atualmente.

Como surgiu a carreira em Y?

Durante muito tempo, quando se pensava em um plano de carreira, a visão que os profissionais tinham era a de uma linha reta. Basicamente, ao ingressar em uma determinada empresa, o profissional trabalharia sempre na área para a qual foi contratado. Em um determinado ponto, seria promovido como gerente ou continuaria sempre na posição atual.

Muitos desses profissionais aceitavam a promoção pelos benefícios e aumento de salário, mas, no final, não estavam felizes pela posição na qual se encontravam, tornando-se profissionais insatisfeitos com sua própria ocupação. Outros não se ajustavam ao novo cargo, demonstrando não ser aptos para a função.

Assim, com a alta taxa de insatisfação, nasceu a carreira em Y. Agora, o profissional pode seguir por um caminho bifurcado, onde optará pela gestão ou a especialização na área escolhida.

Como funciona a carreira em Y?

Para melhor desenvolvimento do plano de carreira em Y deve-se, primeiramente, colocar em pauta as opções do profissional. Testes de aptidão e planos de desenvolvimento individuais são eficientes para apontar os melhores caminhos, apontando em que área o ele se encaixa melhor.

Powered by Rock Convert

Tomando ciência de seu posicionamento vocacional, o profissional poderá se tornar atuante na área desejada, seja na gestão, seja na especialização, e buscar meios para o seu aperfeiçoamento.

Os cursos de pós-graduação são um bom caminho para a especialização, mas a empresa também pode apostar em programas internos de desenvolvimento de líderes, mentoring ou treinamentos específicos para aumentar o conhecimento técnico na área de atuação do profissional.

Quais as principais características da carreira em Y?

As principais características desse caminho de bifurcação são as possibilidades de desenvolvimento profissional e aquisição de conhecimentos. Os treinamentos e especializações para a carreira em Y proporcionam oportunidades que são realmente relevantes e pertinentes ao perfil do profissional.

O mais importante é que essa escolha, pela gestão ou pela especialização, leva a remunerações e responsabilidades equiparáveis. Assim, os colaboradores não passam pela pressão de acreditarem que só se tornando gerentes poderão melhorar suas possibilidades de ganhos dentro da empresa.

Os profissionais especialistas podem se dedicar exclusivamente à busca por inovação, criação de produtos e melhoria dos processos organizacionais. No entanto, sua importância para os resultados será tão relevante quando a de quem lidera as equipes de trabalho.

Para quem é indicada a carreira em Y?

Para quem tem ampla bagagem de conhecimento, prático ou teórico, e uma visão ampla e contemporânea, o plano de carreira em Y é super viável, pois proporcionará o desenvolvimento das habilidades.

Um profissional pode se deparar com uma situação em que ele tem a oportunidade de subir de cargo dentro de sua empresa. Porém, a posição não é bem a que se enquadra no seu perfil. Nesse caso, poder optar por seguir outra direção é uma saída satisfatória para ele e para a organização, que não perderá seu talento.

Para aquele profissional que se vê em uma posição de liderança, é só se manter nessa linha de crescimento dentro da empresa: a da gestão. Já aqueles que não se veem dando ordens, gerenciando equipes, criando trabalhos em grupos e motivando seus liderados, esses devem seguir o caminho das especializações. Porém, mesmo optando por caminhos distintos, ambos estarão no mesmo nível, seja salarial, seja sua importância profissional.

Quais as vantagens da carreira em Y?

Agora que vimos o que é a carreira em Y, podemos ressaltar algumas de suas vantagens. São elas:

  • crescimento profissional optativo, no qual o colaborador pode escolher que caminho seguir dentro da organização;
  • aumento da remuneração, pois, ao dedicar-se àquilo que realmente se encaixa em seu perfil, o profissional crescerá em sua área;
  • aumento da produtividade na empresa, com os talentos atuando em áreas onde eles realmente estão aptos e motivados a contribuir;
  • redução dos índices de rotatividade, já que, com as opções da carreira em Y, os profissionais terão mais opções para permanecerem na empresa;
  • melhorias na qualidade de vida e, consequentemente, maiores índices de satisfação com o trabalho;
  • melhoria na imagem da empresa como marca empregadora, aumentando a possibilidade de atrair grandes talentos.

Diante das informações apresentadas, vimos o quão benéfico e importante é aplicar o plano de carreira em Y nas organizações. Ele colabora para o maior aproveitamento dos talentos e crescimento dos colaboradores dentro de uma empresa, além de trazer realização pessoal. Afinal, é muito importante que as áreas profissional e pessoal estejam sempre alinhadas.

Esperamos ter ajudado você a entender melhor o que é a carreira em Y. Que conhecer mais caminhos para alavancar a produtividade na sua empresa? Entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.