cultura da empresa

Descubra como disseminar a cultura da empresa para os colaboradores

A cultura da empresa representa a sua personalidade. Ou seja, o conjunto de normas, valores e padrões de conduta dos membros da organização. Embora a alta liderança tenha um peso importante no que diz respeito à cultura corporativa, de uma maneira ou de outra, os comportamentos e personalidades da equipe também contribuem para a configuração da cultura organizacional.

É importante que, tanto as regras e procedimentos criadas pela administração quanto as atitudes destes e da força de trabalho em geral, sigam a mesma linha, compartilhando hábitos, valores e crenças.

Por isso, apresentaremos algumas estratégias para disseminar a cultura organizacional para todos os colaboradores. Acompanhe!

Identificar pontos fortes e fracos

É preciso trabalhar sempre na melhoria da cultura da empresa. Para tanto, o gestor deve fazer avaliações e análises constantes de seus pontos fortes e fracos. Também é importante realizar um diagnóstico de quem são os maiores influenciadores das equipes de trabalho.

Assim, é possível transformá-los em multiplicadores do DNA da organização. Isso contribui para que haja uma redução da distância entre as normas formais da empresa e as informais, que são o comportamento próprio das pessoas que a compõem.

Apostar em treinamentos

É muito importante que a organização crie e mantenha uma cultura organizacional de alto desempenho, treinando os líderes para guiar as equipes de trabalho com métodos altamente motivadores.

Além do treinamento, é necessário criar um caso de negócios dedicado à cultura organizacional, mobilizando o departamento de Recursos Humanos e os gerentes para melhorar os elementos que influenciam essa cultura, como desenho de cargos, oportunidades de carreira, avaliação de desempenho, etc.

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Aproveitar a comunicação interna

É fundamental acompanhar os canais de comunicação informal dentro da organização, a fim de evitar que a informação se desvirtualize durante o processo de transmissão da mensagem.

A comunicação deve ser sempre aberta, porém clara e bem estruturada. Ela deve utilizar canais adequados e ter regras bem definidas para que se transforme em uma ferramenta eficiente de disseminação da cultura da empresa.

Oferecer recompensas aos colaboradores

Todo mundo gosta de ser recompensado pelos bons resultados produzidos e, nesse cenário, não é diferente. Devemos valorizar as atitudes dos colaboradores que se empenharem em internalizar e difundir a cultura da empresa. Assim, eles se sentirão motivados a cooperar cada vez mais para que ela se fortaleça.

Crie planos de recompensa de acordo com as ações dos colaboradores ou faça aquele happy hour na sexta e os parabenize pela boas atitudes. O importante é que sintam que são parte fundamental da sua estratégia.

A liderança tem um papel vital no estabelecimento da cultura organizacional. Os líderes são os espelhos e suas atitudes impactam diretamente na disposição das equipes de trabalho em absorverem a cultura e zelar por ela.

Uma comunicação sempre franca e aberta, que permita aos colaboradores se expressarem com segurança é fundamental para o fortalecimento da cultura da empresa. Por outro lado, caso o capital humano não se sinta acolhido, seguro e parte importante da organização, o resultado é um clima ruim, baixa produtividade e alto turnover.

Preparado para disseminar a cultura da empresa para seus colaboradores e mantê-la sempre forte e competitiva? Seus colegas gestores também podem se beneficiar com essas dicas. Compartilhe nas suas redes sociais!

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