cultura empresarial

Cultura empresarial: entenda a importância para seus colaboradores

O termo cultura empresarial tem sido pauta de inúmeras conversas, artigos e palestras do mundo corporativo nos últimos anos. Você imagina por quê?

Neste artigo, queremos mostrar porque sua organização deve se preocupar em desenvolver uma cultura que vá além da descrição do LinkedIn e tenha impacto positivo e definitivo na vida de seus colaboradores.

Continue a leitura e descubra como a cultura organizacional pode transformar a forma com que as pessoas enxergam seu negócio.

O que é cultura empresarial?

Um artigo da Forbes colocou Google, Hubspot e Starbucks entre as 10 empresas com melhor cultura em 2018. O que elas têm em comum?

A cultura empresarial une fatores como valores relevantes socialmente, como ambiente saudável de trabalho, motivação de pessoas, percepção de propósito no trabalho, políticas internas, remuneração e benefícios adequados, comunicação clara e eficaz e bons líderes.

É por esse motivo que, apesar de não ser um conceito novo, ele tem sido cada vez mais requisitado quando o assunto é satisfação de colaboradores e aquisição de talentos.

Isso porque as organizações estão recebendo em suas equipes uma geração de Millenials que possui novos parâmetros de satisfação com uma empresa e com seu trabalho. Assim, uma empresa de cultura sólida passa a estar na mira dos melhores talentos.

Em quais áreas a cultura da empresa interfere?

Da mesma forma que não se preocupar com a cultura organizacional interfere negativamente na performance dos colaboradores, investir em uma cultura forte tem grande impacto em diversas áreas.

Veja a seguir como os profissionais de sua organização podem ser afetados.

Powered by Rock Convert

Engajamento

Uma pesquisa da Gallup mostrou que apenas 13% dos colaboradores em empresas de todo o mundo estão engajados em seu trabalho. Engajar pessoas tem sido um dos maiores desafios de líderes e gestores de recursos humanos.

Acontece que o engajamento está diretamente ligado à satisfação com a empresa e com o papel que o profissional desempenha. Esses fatores são influenciados pelo desenvolvimento de uma cultura empresarial sólida.

Produtividade

É claro que gestores nunca deixam de pensar em produtividade. Afinal, é ela que traz resultados. Mas como desejar que profissionais produzam mais em um ambiente pesado, com regras ultrapassadas e remunerações abaixo do mercado?

Trabalhar para atender as necessidades e desejos das equipes pode até implicar no uso de recursos, mas certamente tem como resultado maior produtividade e resultados mais satisfatórios.

Retenção

Muitas empresas têm sofrido com as taxas altas de turnover, que geram desfalques nas equipes e desgastes com processos seletivos de emergência.

Isso acontece porque muitas vezes o colaborador não se sente valorizado e nem satisfeito com o trabalho que desenvolve na empresa. Se esse cenário é uma realidade em sua organização, é mais um motivo para investir em cultura empresarial.

Por que investir em cultura?

Se sua empresa ainda não tem uma cultura estabelecida ou precisa tirar do papel e colocar em prática os valores definidos no passado, não perca tempo!

Desenvolver uma cultura sólida não é apenas uma tendência do momento para empresas que querem melhores resultados, mas sim uma necessidade de organizações que percebem que o capital humano é o que há de mais valioso na corporação.

Por isso, comece hoje mesmo a entender as necessidades e desejos de seus colaboradores e traçar estratégias para garantir um ambiente organizacional saudável e que fomenta o crescimento de todos.

Agora que você já entende o potencial de uma cultura empresarial sólida, que tal descobrir mais tendências e novidades para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores? Para isso, siga a N/Care Solutions no LinkedIn, Instagram e Facebook.

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.