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Employer Branding: o que considerar para fazer sua implementação?

Das diversas estratégias que têm sido sugeridas para que uma empresa consiga atrair os melhores talentos do mercado, a Employer Branding com certeza se destaca. Você já conhece esse conceito?

Quando o assunto é recrutamento e retenção de bons profissionais, os esforços não devem ser poupados para aprimorar as iniciativas que garantam resultados satisfatórios.

Neste artigo, você vai entender como o fortalecimento da imagem da sua empresa é importante e o caminho para conseguir ter sucesso nesse processo. Confira!

O que é Employer Branding?

Não é difícil encontrar um profissional falando sobre como seria a “empresa dos sonhos” para trabalhar. As características citadas podem variar desde bons salários e benefícios atrativos até relações de trabalho horizontais e ambiente informal.

Do outro lado da história, está a empresa que precisa mostrar que possui essas qualidades aos profissionais para conseguir atrai-los. Essa necessidade cria o conceito de Employer Branding, que significa marca empregadora.

A verdade é que toda organização possui uma imagem externa. No entanto, muitas dessas imagens não se sobressaem entre os talentos do mercado ou mesmo são negativas frente à maioria.

Fortalecer o Employer Branding envolve trabalhar na construção de uma marca empregadora atrativa aos olhos do público-alvo — os profissionais. Essa é a principal estratégia de empresas que querem se manter competitivas ao conseguirem atrair e reter os melhores talentos.

O que considerar na implementação?

Para ter uma marca empregadora forte, é preciso implementar uma cultura interna que considere o Employer Branding nas ações e políticas da gestão. Veja abaixo o que considerar antes de investir nessa estratégia!

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Planejamento

Tornar a marca empregadora vista de maneira positiva pode levar certo tempo e, com certeza, exige um planejamento detalhado. Esse plano deve ser montado com ações que serão realizadas a curto, médio e longo prazo. O estabelecimento de indicadores vai guiar a gestão em relação aos resultados atingidos.

Quadro atual

Também é preciso considerar o quadro atual de colaboradores da empresa, afinal, o Employer Branding também visa a retenção de talentos. É possível realizar pesquisas de satisfação para entender quais benefícios podem ser mais atrativos e quais aspectos da marca empregadora não são considerados positivos por eles.

Começar com mudanças internas é fundamental para levar a imagem da organização para o público externo com mais sucesso.

Público-alvo

Por vezes, a estratégia de fortalecimento precisa começar com um público específico, para atrair trainees ou gestores, por exemplo. Sendo assim, é necessário direcionar as ações para esse público, pensando quais melhorias podem atrair esses profissionais.

Cultura

A cultura organizacional também precisa ser levada em consideração, já que é ela que norteia o ambiente corporativo, com sua visão e valores. Muitas vezes, a cultura interna também precisa ser fortalecida e, para isso, um trabalho intensivo de parceria do executivo e da gestão é fundamental para transformar positivamente a empresa de dentro para fora.

Experiência

Aliado ao conceito de Employer Branding está o de Employee Experience, que trata da experiência que o profissional tem na organização, desde seu momento de recrutamento até o seu desligamento. Proporcionar uma experiência satisfatória na trajetória dos colaboradores envolve fatores como valorização, desenvolvimento, ambiente saudável e qualidade de vida.

Para finalizar, podemos destacar algumas estratégias pontuais que você pode aderir na implementação do Employer Branding:

  • mostrar que a empresa tem um propósito;
  • fortalecer a comunicação com os profissionais por meio de redes sociais corporativas;
  • fomentar um ambiente organizacional saudável;
  • engajar os colaboradores para que eles se tornem propagadores da marca empregadora;
  • promover experiências valiosas para os candidatos a vagas na empresa.

Que tal investir em Employer Branding e transformar a maneira que os melhores profissionais do mercado veem sua empresa? Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e descobrir o que seus colegas pensam sobre o tema.

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