engajamento dos funcionários

4 dicas imperdíveis para melhorar o engajamento dos funcionários

O engajamento dos funcionários passou a ser uma palavra de ordem em muitas empresas. Mas por que isso? Pesquisas mostram que o número de brasileiros insatisfeitos com o trabalho passa dos 50%. Entre os diversos fatores que podem causar essa insatisfação, a falta de engajamento é um dos principais.

Um colaborador engajado tem uma participação ativa na conquista dos objetivos da empresa. Para usar uma expressão conhecida, ele “veste a camisa” da organização, contribuindo para o fortalecimento da cultura e para o aumento da produtividade. Logo, os resultados positivos para a empresa são visíveis.

Mudar um quadro de falta de engajamento exige boas estratégias, principalmente por parte do RH. Quer entender quais são elas? Acompanhe neste texto 5 dicas imperdíveis!

1. Construa uma liderança exemplar

Uma organização é, em boa parte, reflexo de sua liderança. Muitos problemas relacionados ao clima organizacional e aos relacionamentos interpessoais podem ser gerados por uma gestão que não dá a devida atenção a essas questões.

Lidar com esses problemas é fundamental para combater a falta de engajamento. Buscar a conscientização dos líderes é um dos primeiros passos para garantir que todos os integrantes da empresa possam seguir com uma mesma visão e cultivando os mesmos valores.

2. Melhore a comunicação interna

O engajamento dos funcionários pode ser afetado negativamente por problemas na comunicação interna. Isso acontece quando as informações não são repassadas de forma transparente e quando os colaboradores não se sentem ouvidos.

Melhorar a comunicação exige um esforço em integrar os colaboradores em todos os processos da empresa. Horizontalizar a troca de informações também é fundamental, eliminando barreiras pra que os funcionários possam interagir e se relacionar com os líderes.

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3. Crie uma cultura voltada para as pessoas

A cultura organizacional com certeza é um dos fatores de maior impacto no engajamento dos funcionários. É ela que rege os valores e o propósito da empresa, assim como as políticas internas que fazem a máquina empresarial funcionar de forma harmônica.

Uma visão de cultura que coloca as pessoas em primeiro lugar pode mudar drasticamente as relações internas e a forma como os profissionais enxergam a corporação. A ideia de uma política “people first” mostra às equipes que o seu trabalho é valorizado e indispensável para a empresa.

4. Reconheça os esforços

Ainda falando de valorização, implementar práticas de reconhecimento é um passo estratégico para promover engajamento. Uma reclamação comum de profissionais é que eles não sentem que seu trabalho é visto e reconhecido por seus gestores. Isso gera desmotivação e pode até ser um causador de desligamento.

O feedback é uma das melhores práticas de valorização que a organização pode adotar. Essa metodologia é usada para mostrar aos colaboradores seus acertos e possíveis melhorias em projetos. Indo além, é uma forma de desenvolver pessoas, ao proporcionar comentários sempre construtivos.

Mensurar o engajamento dos colaboradores pode ser desafiador, já que este é um sentimento abstrato. No entanto, existem métodos que podem ser aplicados para acompanhar os índices de engajamento, como:

  • definir o que constitui o engajamento na empresa (produtividade, relações interpessoais etc);
  • implementar pesquisas de satisfação periodicamente;
  • ouvir os colaboradores a respeito de seus sentimentos sobre a organização, colegas e gestores.

Esperamos que este artigo tenha mostrado a importância do engajamento dos funcionários para o desenvolvimento da empresa. Investir em estratégias ligadas a isso tem o potencial de aumentar a retenção de talentos e a satisfação interna das equipes.

Uma das maneiras de garantir uma comunicação engajadora é investir em medidas de gestão de conflitos. Quer saber como fazer isso? Leia um artigo que separamos para você!

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