importância da qualidade de vida no trabalho

Entenda a importância da qualidade de vida no trabalho

Uma empresa que busca uma boa visibilidade no mercado, com alta produtividade e eficiência em seus processos, precisa investir, principalmente, na qualidade de vida no trabalho.

Nos dias de hoje, os profissionais já não buscam, apenas, por uma colocação e um bom salário. Para se sentirem motivados a fazer parte de uma organização e se engajarem com os seus objetivos, eles precisam estar satisfeitos com o lugar que ocupam e perceber uma reciprocidade pelos seus conhecimentos e esforços empenhados.

Empresas que não enxergam a devida importância da qualidade de vida no trabalho dos seus colaboradores, também, não são bem vistas pela sociedade, que não acaba não concordando com suas ações, deixando-as à margem do mercado.

Tendo em vista em questões, vamos apresentar algumas dicas para te ajudar a melhorar a qualidade de vida na sua empresa e fazê-la destacar-se no cenário econômico atual. Vamos lá?

Forneça bons benefícios aos colaboradores

Para começar, os benefícios são um importante fator de atração de talentos nas organizações. Muitas pessoas dão mais importância à qualidade do plano de saúde e da cesta básica do que a um salário mais alto. Isso porque entendem a economia que eles representam, principalmente, quando o assunto é a saúde, em um país com um sistema tão carente como o nosso.

Invista na qualidade desses benefícios, oferecendo, ao trabalhador, a tranquilidade de saber que tanto ele quanto seus dependentes podem contar com uma boa rede de atendimento médico e odontológico, convênio com boas farmácias e cesta básica de qualidade, dentre outros.

Powered by Rock Convert

Permita um horário de trabalho flexível

Esse é um fato que tem feito uma grande diferença na vida dos trabalhadores hoje em dia. Os horários de trabalho flexíveis permitem que eles conciliem seus compromissos pessoais com os laborais, reduzindo despesas, cansaço e preocupações. Um bom exemplo é que o colaborador possa deixar ou buscar os filhos na escola antes ou no meio da jornada de trabalho.

Cuide do bem estar físico e psicológico da equipe

Invista em iniciativas que promovam o bem-estar dos seus colaboradores, como, por exemplo, a implantação de um bom refeitório na empresa, com um cardápio variado e saudável, que tenha opções adequadas para diferentes perfis e atividades desenvolvidas.

Outra solução interessante é disponibilizar, na empresa, um profissional de psicologia para atender os colaboradores, que poderão contar com um auxílio mais imediato para os momentos de dificuldades.

Muitas organizações já contam, também, com espaço para massagens, cochilos, ginástica e outras atividades, que contribuem para a melhor qualidade da saúde dos colaboradores. Esses benefícios podem ser implementados desde que estejam alinhados com a cultura organizacional.

Uma pesquisa conduzida pelo especialista Andrew Oswald, da Universidade de Warwick (Reino Unido), revelou que trabalhadores mais satisfeitos são 12% mais produtivos. A satisfação no trabalho, também, reduz a rotatividade e o absenteísmo, melhorando, assim, o clima organizacional e aumentando a retenção de talentos, entre outros benefícios para ambos os lados.

Portanto, investir em qualidade de vida no trabalho é fundamental para garantir uma equipe engajada e de alto desempenho. A saúde da sua empresa é o reflexo da qualidade de vida dos seus colaboradores.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender a importância da qualidade de vida no trabalho. Aproveite para se aprofundar um pouco mais, conhecendo seis benefícios imperdíveis dos programas de qualidade de vida no trabalho.

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.