gestão de desempenho

Descubra agora porque sua empresa precisa ter gestão de desempenho

Atualmente, contar com um bom sistema de gestão de desempenho é uma estratégia fundamental para que sua empresa atinja seus objetivos e se destaque no mercado. Ao abordar sobre o assunto, muitos confundem com os conceitos de avaliação de desempenho. Tratam-se de ferramentas distintas, porém complementares.

A avaliação de desempenho é um dos elementos que compõe o processo de gestão. Ela é fundamental para avaliar os colaboradores e medir o alcance dos resultados, de acordo com as métricas definidas. A seguir, entenda mais sobre o assunto!

O que é gestão de desempenho?

A gestão de desempenho é um processo contínuo, que engloba colaboradores, líderes e processos. Seu propósito é definir metas alinhadas aos objetivos, avaliar e acompanhar o desenvolvimento das atividades e traçar ações de melhoria.

Para implementar a gestão de desempenho na sua empresa, o primeiro passo é estabelecer um planejamento. No processo de planejar, você alinha os objetivos com as expectativas do colaborador. É importante deixar claro o que a empresa espera dele e mostrar que ele é parte fundamental para o sucesso do negócio.

Depois, faça um acompanhamento para avaliar se ele está agindo conforme o esperado. Estabeleça indicadores para avaliar o desempenho e trace ações de treinamento e desenvolvimento para melhorar a performance do colaborador, acompanhadas por um feedback contínuo.

Qual a importância da gestão de desempenho?

O gerenciamento de desempenho ajuda a levantar indicadores e estabelecer métricas para o alcance dos objetivos da empresa. Ele impacta positivamente os resultados, pois os colaboradores ficam engajados a contribuir com a missão da organização. Veja algumas vantagens:

Motivação dos colaboradores

A gestão de desempenho contribui para motivar seus colaboradores, pois faz com que eles se sintam importantes para organização. Por meio dos indicadores de avaliação é possível premiar os colaboradores, que são reconhecidos e se sentirão motivados a melhorar seu desempenho.

Powered by Rock Convert

Fortalecimento da equipe de trabalho

Ao propagar as estratégias da empresa, seus colaboradores terão consciência da missão, visão, valores e metas da organização. Isso ajuda a otimizar os processos de comunicação e contribui para uma equipe mais unida e um clima organizacional melhor. O investimento no aprendizado e desenvolvimento também é um importante fator de fortalecimento das equipes.

Conquista dos objetivos

Ao planejar e estabelecer métricas para o alcance da missão e visão da empresa, fica mais fácil determinar metas para os colaboradores. Expor a estratégia da organização para os departamentos, permite que todos saibam o caminho certo para o alcance da alta performance. Além disso, o engajamento dos colaboradores reduz muito as taxas de turnover.

Treinamento eficiente e eficaz

Por meio da gestão de desempenho é possível identificar lacunas que estejam em desacordo com os propósitos da organização. Assim é possível detectar as necessidades para o desenvolvimento dos colaboradores, alinhando-as aos objetivos estratégicos. Consequentemente, é possível otimizar os processos de treinamento, e torná-los mais eficientes e eficazes.

Quais os desafios da gestão de desempenho?

É desafiador implementar a gestão de desempenho. Você terá que alinhar os colaboradores com os objetivos da organização, desenvolver competências, e estabelecer uma gestão eficaz. Veja alguns dos principais desafios do processo:

  • falta de integração entre as ferramentas utilizadas;
  • mudanças frequentes nos processo e metas;
  • demora nos feedbacks de desempenho;
  • tecnologias ultrapassadas;
  • falhas no estabelecimento de métricas.

O processo de gestão deve ser um ciclo contínuo e precisa ser avaliado com regularidade. Lembre-se que as mudanças no contexto tecnológico e econômico nunca param e a empresa precisa inovar para permanecer competitiva.

Por isso, muitas vezes você terá que adaptar as estratégias, segundo as necessidades de mercado. Portanto, não engesse seu processo de gestão.

Gostou de saber como é importante a gestão de desempenho? Saiba também como funciona a pesquisa de satisfação interna!

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.