gestão de trabalho remoto

Gestão de trabalho remoto: 7 estratégias para adotar na empresa

Cada vez mais comum nas organizações, o trabalho remoto, também conhecido como home office ou teletrabalho, é uma modalidade de serviço na qual o colaborador ou profissional contratado desempenha suas atividades fora do ambiente da empresa.

Esse novo modelo ganhou força graças ao avanço tecnológico, que permitiu o contato entre pessoas que estejam distantes, e tornou-se ainda mais necessário com o atual cenário envolvendo a pandemia do Covid-19 (coronavírus).

No entanto, muitas empresas ainda estão se adaptando à nova modalidade, buscando formas de tornar os seus colaboradores mais produtivos e o trabalho mais eficaz. Nesse sentido, é imprescindível realizar uma boa gestão de trabalho remoto para melhorar a nova rotina do serviço e controlar o andamento das atividades.

Pensando nisso, explicaremos, neste artigo, como funciona a gestão de trabalho remoto e a importância de ela ser feita de forma eficiente, destacando algumas estratégias que podem ser adotadas na empresa. Boa leitura!

O que é gestão de trabalho remoto e como ela funciona?

Para alinhar as operações de acordo com os objetivos da empresa, é necessário manter o controle eficiente dos colaboradores, que além do treinamento e desenvolvimento inclui a gestão da produtividade e da qualidade do trabalho executado.

É aí que entra a gestão do trabalho remoto, que pode ser desafiadora para muitos gestores, já que não há um encontro presencial para expor a preocupação com determinado projeto ou a satisfação em relação a um serviço bem feito.

No entanto, cabe ao responsável implementar políticas para lidar com as responsabilidades que envolvem os funcionários, realizar treinamentos e estabelecer parâmetros do fluxo de trabalho, para que a administração da rotina de atividade seja mais prática.

Muitas empresas efetuam a política de trabalho remoto buscando produtividade e redução de custos. Para isso, os gestores precisam estar atentos ao que os profissionais estão apresentando e como está o seu rendimento, procurando mantê-los motivados, principalmente quando as razões para o home office não forem favoráveis.

É possível implementá-lo integral ou parcialmente, com os colaboradores realizando revezamento na empresa e em casa durante os dias da semana. Assim, ele pode reduzir a agitação com deslocamento e o expediente se torna versátil, o que pode ser vantajoso tanto para a empresa quanto para o profissional.

Qual a importância de executá-la?

Saber realizar a gestão de trabalho remoto de forma eficiente e efetiva permite que a organização obtenha mobilidade e flexibilidade, a fim de otimizar os processos e obter melhores resultados. É uma ocasião apropriada para que os funcionários desenvolvam as suas tarefas de onde estiverem, a qualquer hora, porém sem perder o desempenho e o seu devido monitoramento.

No atual cenário de pandemia, o trabalho remoto surgiu como alternativa eficaz para que a economia não se desestabilizasse. Com a disseminação da doença, coube às empresas protegerem seus negócios e a integridade do capital humano.

Dessa forma, a gestão da modalidade envolve a adoção de práticas que mantenham o trabalho dinâmico e de boas ferramentas. Trata-se de um investimento que traz vantagens significativas não apenas para os colaboradores, mas também para o próprio negócio.

Embora apresente alguns obstáculos, adotar o trabalho remoto pode ser uma excelente solução para manter na equipe profissionais qualificados, para diminuir alguns fatores de estresse no dia a dia dos funcionários, dispor de talentos que não podem estar presentes, entre outros benefícios.

Quais as principais estratégias para realizar a gestão do trabalho remoto?

Confira, a seguir, algumas estratégias que podem ser utilizadas na sua empresa para realizar uma boa gestão do home office!

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1. Oriente sua equipe

Primeiramente, é necessário comunicar aos colaboradores as causas da implantação do trabalho remoto e alinhar as expectativas da empresa ao trabalho, orientando a equipe a respeito das práticas para preservar a produtividade e a organização das demandas. Não se esqueça da importância de manter os colaboradores engajados e de ampliar a motivação deles no trabalho.

2. Mantenha os membros envolvidos

Para muitos profissionais, o maior desafio é o esforço para organizar suas tarefas e não se distrair com as atividades domésticas e com a família. Essa ausência de contato com os colegas e a dificuldade de equilibrar o trabalho e a casa podem contribuir para a redução do estímulo dos colaboradores, impactando negativamente na sua produtividade.

Por isso, não deixe de envolver os membros da equipe remota, entrar em contato com eles periodicamente e estar disponível em momentos de prioridade de assunto e de urgência.

3. Desenvolva um cronograma

O ideal é que o gestor estabeleça instruções de prestação de contas bem definidas, que podem ser feitas por meio de revisões periódicas (semanais ou mensais) das metas estabelecidas para o projeto.

A videoconferência, por exemplo, é uma atividade essencial que precisa se manter alinhada durante o trabalho remoto, com horários específicos para que nenhum funcionário se sinta prejudicado.

4. Melhore a comunicação

Um dos fatores cruciais para gerenciar o trabalho remoto é estabelecer uma comunicação regular, que inclui a rapidez com que os colaboradores deverão responder e-mails, por exemplo, além de quais períodos constituirá o fluxo de trabalho.

O ideal é criar canais de comunicação eficientes e confiáveis, para que o colaborador não se sinta livre, além de incentivar uma comunicação clara e efetiva entre todos os envolvidos para transmitir orientações e feedbacks nas empresas.

5. Utilize ferramentas online

Como a tecnologia foi a responsável pelo advento do home office, ela também dispõe de ferramentas que oferecem praticidade, fácil acesso e eficiência para realizar o trabalho. Existem diversos softwares e aplicativos, até mesmo gratuitos, capazes de ajudar as equipes, como:

  • chamadas de vídeo e chat (Skype, Google Meet, Google Hangouts, Zoom, WhatsApp);
  • dispositivos de texto e compartilhamento de arquivos (Microsoft Office, Dropbox, Google Drive, Microsoft OneDrive);
  • ferramentas de produtividade (Trello, Runrun.it, Asana, Remember the Milk).

6. Utilize indicadores de desempenho

Investir em avaliações de desempenho também pode ser útil para gerir o trabalho remoto. Afinal, nada melhor que deixar os profissionais mais engajados, colaborativos e inteirados sobre as qualidades e capacidades que podem aperfeiçoar para evoluírem dentro e fora da organização.

Nesse caso, é necessário que o gestor estabeleça indicadores de desempenho e mantenha sua equipe motivada, para que tenham disposição e determinação para realizar um trabalho adequado, sobretudo quando a situação não é favorável.

7. Adote recursos de monitoramento

Uma das melhores maneiras de o gestor avaliar o desempenho de sua equipe e o resultado de seus processos é por meio do monitoramento das atividades. Com esse controle é possível reconhecer quais são os pontos fortes e o que precisa melhorar para que os resultados esperados sejam aprimorados.

O monitoramento pode ser feito a partir de recursos como indicadores e ferramentas. Além disso, é importante solicitar aos colaboradores a execução de relatórios que definam as metas diárias de trabalho e as entregas feitas.

Por fim, o home office é um caminho sem volta. Aqueles que adotam esse novo modelo de relação de trabalho, no qual a presença na empresa não é mais sinônimo de produtividade, sem dúvida ganhará vantagem competitiva e conquistará a satisfação dos funcionários.

Caso a gestão de trabalho remoto não seja feita corretamente, as chances de sucesso serão baixíssimas, gerando consequências ao negócio.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite a visita ao blog e leia também o artigo “Implementar home office na empresa pode ser algo benéfico?”. Fique por dentro do assunto!

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