gestão de vale transporte

7 benefícios de fazer a gestão de vale transporte corretamente

Por mais que seja uma prática comum, a gestão de vale-transporte gera algumas dúvidas entre os gestores de empresas de todos os tipos. Contudo, é muito importante solucioná-las, uma vez que o benefício é um direito legal do trabalhador. Ele é regulado pela legislação brasileira e seu funcionamento é simples.

Em poucas palavras, o colaborador precisa informar à companhia o seu endereço. A partir dele, será calculado o valor a ser direcionado ao transporte público. Ele poderá ser descontado mediante as faltas, sejam elas justificadas ou não. Além disso, até 6% do valor do salário fixo deve ser utilizado para quitar o vale. O restante do pagamento fica por conta da organização.

Saiba mais sobre o tema e conheça as vantagens que o gerenciamento adequado desse direito garante a todos os envolvidos!

1. Redução de custos

Por se tratar de um ponto regulamentado, a gestão de vale-transporte incorreta pode acarretar em ações trabalhistas que prejudicam o fluxo de caixa da organização. Ao estar em conformidade com a lei, você evita esse tipo de problema e propicia uma administração de recursos otimizada.

Contudo, é importante evitar o atrito legal com os colaboradores por outros motivos. A relação profissional entre gestores, líderes e as equipes diz muito sobre a empresa em si. Situações que culminam em problemas de ordem legal mancham a reputação do negócio e tendem a fazer com que outros membros do time desconfiem do caráter da organização.

Essa não é uma boa ideia. Certifique-se de que todos os direitos dos trabalhadores sejam cumpridos adequadamente e garanta o bom fluxo de trabalho no ambiente.

2. Praticidade

Empresas que investem em boas metodologias e estratégias de gestão de vale-transporte acabam por impactar, indiretamente, todas as áreas do setor de RH. Afinal, uma vez que esse benefício passa a ser organizado em processos, a implementação de ferramentas de controle que acompanhem a entrega do vale, calculem o valor exato e realize descontos se torna simples.

Automatizar essa atividade é uma excelente ideia e garante que os colaboradores responsáveis por sua administração reduzam falhas e dediquem-se ao que realmente importa. Como resultado, outros pontos do RH passam a receber maior atenção — o que torna os ciclos de trabalho mais produtivos.

3. Agilidade no processo

A síndrome de burnout é uma condição que afeta tanto o físico quanto o psicológico de um colaborador. Ela ocorre em função da fadiga e do excesso de tarefas que não contam com automatização ou otimização, deixando o funcionário com várias atividades manuais e repetitivas a serem realizadas todos os dias.

A rapidez caminha ao lado da praticidade. Não é incomum que vários membros das equipes de recursos humanos se sintam sobrecarregados pelas muitas tarefas que realizam diariamente. Ao agilizar um processo tão importante quanto o cálculo, desconto e entrega dos vales, essa sobrecarga diminui.

4. Conformidade com a lei

Ignorar as regulamentações e exigências legais não acarreta, apenas, ações trabalhistas direcionadas à empresa. Essa atitude é capaz de ocasionar problemas muito mais sérios. Organizações podem receber altos valores de multa, terem seus serviços suspendidos e, até mesmo, serem fechadas por estarem em desacordo com a lei.

Powered by Rock Convert

Evite problemas dessa natureza e mantenha o bom andamento de seus negócios. Organize a gestão de vale-transporte corretamente e alinhe toda a equipe em prol de sua manutenção adequada.

5. Controle eficiente

Por mais organizada que uma equipe de RH seja — em especial mediante a implementação de ferramentas de suporte — o monitoramento é um ponto essencial do processo. É preciso se certificar de que os colaboradores receberam o benefício, que o valor encaminhado está correto e bate com o esperado e que os devidos descontos foram realizados.

Uma gestão que preza pela maximização da entrega de vales garante que esse controle esteja em dia. Dessa forma, mitigam-se erros e retrabalhos que afetam o bom gerenciamento de tempo do time.

6. Redução da burocracia

Priorizar uma administração correta faz com que grande parte da documentação desnecessária utilizada na rotina dos colaboradores seja minimizada. A burocracia é apontada como um dos maiores atrasos na qualidade do serviço das empresas, sendo fundamental reduzi-la. Ao levar agilidade e praticidade aos membros do RH, se torna muito mais simples fazer isso.

Nesse sentido, é extremamente importante ter em mente as regras que, mesmo ao se tornarem menos burocráticas, devem ser seguidas:

  • é necessário entregar o valor com antecedência;
  • não é permitido conceder o vale em dinheiro;
  • é proibido descontar mais do que 6% do salário para quitar o benefício;
  • monitorar é fundamental.

As organizações devem seguir essas regras. Contudo, também existem requisitos a serem seguidos pelos colaboradores:

  • é proibido vender o valor a fim de conquistar renda extra;
  • o vale não pode ser trocado por outro item;
  • é proibido o empréstimo do benefício;
  • o uso deve ser restrito ao trajeto até o trabalho.

7. Diminuição de riscos

Ainda que, não necessariamente, falhas na gestão de vale-transporte culminem em multas, processos ou fechamentos, existem perigos envolvidos na má administração. Um exemplo disso é o prejuízo sofrido pelo funcionário.

Para ser bem-sucedido, é importante que os talentos da empresa sejam devidamente reconhecidos e cuidados. Colocá-los, constantemente, em situações nas quais eles precisem tomar conta se si mesmos (como o pagamento do transporte do próprio bolso enquanto falhas são resolvidas) afetam o relacionamento com a equipe e geram desconforto.

Minimizar os riscos a que uma organização está sujeita faz com que o cotidiano flua acertadamente, além de otimizar as relações entre gestores, líderes e colaboradores — o que culmina em resultados melhores.

Uma boa gestão de vale-transporte leva em questão uma série de fatores, como a legislação, o gerenciamento de tempo, o desempenho da equipe responsável e a relação com os membros dos times. Nesse momento, os serviços de especialistas tendem a ser essenciais. Eles alinham as necessidades de sua empresa com o mercado, oferecem soluções que ressaltam diferenciais e garantem vantagem competitiva.

Se você deseja contar com serviços desse tipo, entre em contato com a consultoria especializada na N/Care Solutions e garanta todas as vantagens citadas neste artigo em sua organização!

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.