job rotation

Job Rotation: entenda agora o que é e quais os seus benefícios

O job Rotation não só é uma boa estratégia para ajudar os colaboradores a descobrirem novas habilidades como também pode trazer muitas transformações positivas para a organização.

Muitas empresas têm utilizado essa metodologia e o propósito em comum, na maioria das vezes, visando o desenvolvimento profissional dos trabalhadores, podendo trazer bons resultados desde que sua aplicação seja adequada à cultura da empresa e perfil de seu capital humano.

Neste artigo, queremos esclarecer para você o que e Job Rotation, quais são seus benefícios e como o aplicar de modo positivo para obter bons resultados na sua organização. Vamos lá?

O que é o Job Rotation?

O Job Rotation consiste no deslocamento, planejado e estruturado, dos colaboradores de suas funções habituais para realizarem tarefas de outras áreas e departamentos da empresa. Em alguns casos, essas tarefas podem até serem parecidas, mas realizadas em contextos distintos, o que amplia a visão do colaborador sobre seu trabalho e sobre a organização com um todo.

Essa rotação de tarefas pode ser realizada por um curto período: algumas horas por dia ou em um dia da semana. A duração e periodicidade deve considerar as rotinas da empresa e disponibilidade das equipes.

Em todo caso essa experiência ajuda a desenvolver a empatia entre os diversos setores, fazendo com que os colaboradores valorizem o trabalho realizado pelos colegas. Não se trata de substituir um membro da equipe, mas acompanhar e apoiar sua rotina de trabalho para aprender sobre os processos realizados nas diferentes posições da empresa.

O Job Rotation pode ser uma constante ao longo dos anos trazendo muitos benefícios. Muitas empresas vêm incorporando a prática como forma de melhorar o aprendizado e desenvolvimento de seus colaboradores.

Com o sistema bem implementado, elas se destacam como organizações inovadoras e com altas taxas de crescimento. Notam-se também mudanças positivas nas carreiras dos trabalhadores, que alcançam maior independência e ampliam seus horizontes profissionais.

Quais são os benefícios do Job Rotation para a empresa?

Os benefícios da aplicação do Job Rotation é visível dentro de uma empresa, que passa a contar com pessoal versátil e intercambiável. Isso contribui para a maior adaptabilidade da empresa, graças à mobilidade, funcionalidade e maior aquisição de conhecimento que o método implica. Veja, a seguir, alguns dos maiores benefícios dessa estratégia.

Identificação de talentos

Podem ser criadas estratégias para expor os colaboradores a diferentes níveis operacionais e atividades. Isso ajuda a empresa identificar talentos ocultos e investir em treinamentos bem direcionados para extrair o melhor de cada membro da equipe.

Melhoria da performance das equipes

Com o conhecimento sistêmico que o Job Rotation proporciona, se um membro da equipe ficar indisponível, outro estará preparado o suficiente para desempenhar seu papel de modo igualmente eficiente. Da mesma forma, a rotação de tarefas é útil para controlar e detectar falhas, já que amplia a interação entre os departamentos.

Powered by Rock Convert

Alocação correta dos talentos

Ao experimentar os colaboradores em diferentes áreas e tarefas, fica mais fácil para os gestores identificarem as habilidades mais fortes em cada um e prepará-los para trabalhar na área com a qual eles têm mais afinidade. Isso ajuda a maximizar o retorno sobre o investimento em treinamentos e garantir melhor performance de cada talento.

Redução da rotatividade

Trabalhar em diferentes áreas aumenta a satisfação dos profissionais. Isso ocorre porque eles são expostos a novos desafios e cenários diferentes todos os dias, o que se traduz em uma redução do turnover e aumento da produtividade no trabalho. As novas responsabilidades ajudam os trabalhadores a se manterem motivados e evitar o tédio.

Quais são os benefícios do Job Rotation para os talentos?

Para os profissionais envolvidos, o Job Rotation pode ser de grande interesse, pois significa variedade e mudança, ajudando na aquisição de novas habilidades, conhecimentos e vários outros benefícios como os expostos a seguir.

Aumento da rede de contatos

Adotar um sistema de rotação de tarefas ajuda a fortalecer as relações sociais entre os trabalhadores. Eles se conhecerão melhor ao compartilharem suas atividades e poderão se tornar apoiadores uns dos outros no desenvolvimento de suas carreiras.

Autonomia

Com um entendimento mais amplo do funcionamento dos processos organizacionais, cada colaborador terá a capacidade e poderá atuar em diferentes frentes com muito mais autonomia. Essa versatilidade, além de aumentar a motivação, ajuda a desenvolver o sentimento de pertencimento para com a empresa.

Fuga da zona de conforto

Alguns profissionais não estão certos sobre a área em que desejam se especializar. Às vezes, isso não ocorre até o momento em que são expostos a ambientes de trabalho diferentes do que estão habituados. Assim, quando conhecem diferentes opções, eles têm a oportunidade de descobrir quais habilidades desejam explorar profissionalmente.

Desenvolvimento pessoal

Participar de um processo tão colaborativo como o Job Rotation proporciona uma excelente oportunidade de desenvolvimento de soft skills do modo mais natural possível. A própria aceitação de executar tarefas de outras áreas, para as quais não foi contratado, já é um sinal claro de que o colaborador está ampliando seus horizontes e melhorando suas habilidades sociais.

Como implementar o Job Rotation na empresa?

As estratégias do Job Rotation devem ser projetadas para expor os colaboradores a diferentes funções, os ajudar a adquirir mais habilidades, recursos e experiência para a tomada correta de decisões.

Por fim, para que essa estratégia seja um sucesso na sua empresa, ela deve ser implementada da melhor maneira possível, observando os seguintes pontos:

  • determinação do objetivo: um sistema de rotação de tarefas deve ter uma meta final facilmente mensurável e quantificável. É necessário ter respostas para questões como a causa de um determinado colaborador ser escolhido para alternar sua posição, qual a finalidade da troca etc;
  • nível adequado de rotação: uma estratégia de Job Rotation deve selecionar os funcionários para os cargos de acordo com as funções profissionais em seu nível, apropriadas à sua carreira e desenvolvimento profissional.
  • comunicação: a comunicação com os envolvidos é importante para esclarecer os objetivos das rotações de tarefas estabelecidas.
  • avaliação do processo: obter um feedback dos colaboradores sobre os benefícios ou dificuldades encontradas nos processos é fundamental para entender o que deu certo e que pontos precisam ser aprimorados.

Pode haver resistência dos colaboradores geração X ou baby boomers em participar de processos como esse e elas precisam ser quebradas, com bons argumentos, pelos gestores.

O Job Rotation é uma opção importante, não apenas por sua capacidade de proporcionar maior eficiência e humanização dos processos de trabalho, mas também são um recurso econômico que proporciona maior transparência e coesão nos departamentos de trabalho.

Esperamos ter ajudado você apresentando mais uma ferramenta para melhorar os processos e colaborar para o crescimento da sua organização. Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais.

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.