Entenda já os benefícios do processo de mapeamento de talentos

Com qual profundidade seu RH conhece os profissionais que atuam na sua empresa? Esse conhecimento é extremamente relevante para as estratégias que a gestão de pessoas toma. Por isso, fazer um mapeamento de talentos é necessário para aprimorar a visão desse setor.

Neste artigo, queremos compartilhar com você o que significa esse termo e quais são os benefícios das empresas que adotam esse processo. Por fim, ainda vamos ajudar você a descobrir como iniciar esse mapeamento, com eficiência.

O que é o mapeamento de talentos?

A gestão de pessoas é uma das grandes responsabilidades do RH e, no cenário atual, envolve um olhar estratégico em relação ao perfil dos profissionais. Essa visão permite que as iniciativas mais assertivas sejam implementadas e que os colaboradores recebam funções compatíveis com suas capacidades e desejos.

É exatamente com o objetivo de entender a fundo o perfil de cada indivíduo que o mapeamento de talentos é realizado. Assim como o nome sugere, o processo oferece um mapa que marca desde o início da trajetória de um profissional, acompanha seu desenvolvimento dentro da organização e projeta seu futuro. Além disso, registra quais são as habilidades e competências de cada um.

Quais são os benefícios desse processo?

Apostar em um mapeamento de talentos eficiente só traz benefícios para a organização. Um deles é o maior alinhamento do colaborador com o que a empresa busca. Afinal, esse mapa pode ser compartilhado com o profissional, permitindo que ele e seu gestor tracem um plano de carreira e as expectativas para o futuro.

Powered by Rock Convert

Além disso, por meio desse mapa, o RH consegue tomar melhores decisões e implementar melhorias que tragam satisfação aos profissionais. O conhecimento do perfil dos colaboradores evita erros na hora de trazer novidades que não agradem ou gerem o efeito esperado. Apresentar um plano de benefícios, por exemplo, exige um conhecimento profundo das necessidades das equipes e do que pode aumentar a qualidade de vida delas.

Também podemos citar a facilidade em montar equipes de alta performance e redirecionar colaboradores para novas funções ou para cargos gerenciais. Conhecendo o histórico de cada um e suas competências pessoais, eles não são recolocados para espaços que trarão baixo desempenho.

Mais uma vantagem interessante é o aumento do engajamento dos funcionários com a marca empregadora. Isso acontece porque todo o conhecimento obtido com o mapeamento retorna em iniciativas que promovam uma melhor experiência para eles, gerando, assim, mais satisfação e retenção dos profissionais.

Como fazer um mapeamento de talentos eficiente?

Para finalizar, podemos citar alguns caminhos para realizar um mapeamento de talentos eficiente:

  • inicie a captação de informações para o mapa, desde o processo seletivo;
  • use tecnologias como o People Analytics;
  • implemente pesquisas e testes comportamentais;
  • aposte em uma comunicação transparente;
  • implemente programas de desenvolvimento;
  • sugira que gestores participem do desenvolvimento do plano de carreira.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a perceber como o mapeamento de talentos é importante para uma percepção mais ampla dos perfis profissionais dos colaboradores. Ele, certamente, é uma das ferramentas para estratégias mais eficientes.

A N/Care Solutions pode ajudar o seu RH a mapear o perfil e os desejos dos funcionários da sua empresa, para uma melhor gestão de pessoas e de benefícios. Entre em contato conosco e descubra nossas soluções.

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.