pacote de benefícios

Saiba como elaborar um pacote de benefícios atrativo na sua empresa

Para atrair e reter os melhores talentos do mercado, empresas buscam entender o que devem oferecer para os profissionais. Uma das opções mais atrativas para os colaboradores é o pacote de benefícios.

Benefícios corporativos atrativos valorizam as vagas da empresa e a marca empregadora. Além disso, proporcionam aumento da qualidade de vida para os funcionários, em um ciclo que traz benefícios tanto para a organização quanto para o profissional.

Quer entender quais fatores vão colaborar para que sua gestão monte um pacote de benefícios realmente atrativo? Então, continue a leitura deste texto.

Faça uma análise de mercado

Em primeiro lugar, é importante estudar quais são as opções possíveis para integrar ao pacote de vantagens da empresa. O mercado de benefícios corporativos é vasto e vai muito além do tradicional plano de saúde e vale alimentação.

Entre as diversas opções que podem compor um bom pacote de benefícios estão:

  • plano de saúde;
  • plano odontológico;
  • vale-cultura;
  • parceria com academias;
  • convênio com creches e escolas;
  • horários flexíveis de trabalho;
  • possibilidade de home office;
  • happy hour na empresa;
  • parceria para descontos em eventos corporativos;
  • parceria com universidades e cursos;

Outro ponto que pode ser analisado se refere aos benefícios que outras empresas do segmento têm oferecido. Essa é uma boa maneira de embasar o que profissionais do setor estão buscando e como sua organização pode se tornar competitiva nesse sentido.

Entenda os benefícios mais importantes para os colaboradores

Um dos objetivos de oferecer um pacote de benefícios é proporcionar uma melhor experiência para os colaboradores. Por isso, é fundamental o que realmente é relevante para eles.

Powered by Rock Convert

A melhor alternativa, nesses casos, é separar um momento para ouvir sugestões e entender o perfil e as preferências dos times. Equipes com pessoas que têm filhos podem ficar mais satisfeitas com convênios com escolas e creches do que com o oferecimento de um vale-cultura, por exemplo.

Leve em consideração o orçamento da empresa

É claro que os recursos disponíveis para esse propósito não podem ficar de fora da análise da gestão de benefícios. Fazer orçamentos das diversas possibilidades de benefícios, além de pesquisar entre diferentes fornecedores é o caminho para um pacote viável financeiramente.

Por outro lado, existem diversas soluções para empresas que possuem um orçamento menor, e ainda assim querem promover mais qualidade de vida. A flexibilidade de horários é um exemplo de benefício de baixo custo.

Esteja atento às convenções coletivas e à legislação

Por fim, outro aspecto importante é a legislação relacionada a benefícios corporativos. A lei trabalhista já possui suas exigências e, junto a isso, algumas convenções coletivas também podem instituir obrigatoriedades à empresa.

Nesses casos, é fundamental oferecer os benefícios não como vantagens adicionais, mas como cumprimento da obrigatoriedade em lei.

A empresa que investe em um pacote de benefícios sólido e atrativo experimenta vantagens como:

  • facilidade na atração de bons talentos do mercado;
  • aumento na qualidade de vida dos funcionários;
  • maior satisfação por parte das equipes;
  • colaboradores mais saudáveis, evitando afastamentos;
  • aumento da produtividade e melhores resultados.

Idealizar e implementar um pacote de benefícios atrativo se torna muito mais simples com essas dicas, não acha? Deixe nos comentários sua opinião sobre vantagens que fazem a diferença na rotina do profissional.

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.