plano de desenvolvimento individual

Como fazer um plano de desenvolvimento individual? Entenda!

Você sabe o que é um plano de desenvolvimento individual (PDI)? Ele se refere aos aspectos de nossa carreira que não estão muito bem ajustados com o que queremos alcançar e que, portanto, devemos avaliar e traçar um plano eficiente e seguro para o sucesso.

A iniciativa de criar um PDI para os colaboradores é muito importante dentro de uma organização e reflete seu compromisso com o desenvolvimento da carreira deles. Assim, os profissionais se sentem mais seguros sabendo que há um futuro promissor para eles na empresa e desenvolvem habilidades essenciais para melhorar sua produtividade.

Quer saber como criar um plano de desenvolvimento individual para seus colaboradores? Continue a leitura!

Como funciona o plano de desenvolvimento individual?

Um plano de desenvolvimento individual deve ser orientado para alcançar o sucesso em determinada área ou na carreira como um todo. Portanto, depois de escrever os objetivos, é importante escrever um resumo do que significaria alcançar o sucesso. Ou seja, do seu estado ideal ou desejado nessa área.

Colaborador e gestor podem definir juntos um objetivo a se alcançar, depois estruturá-lo e implementá-lo de forma que fique claro e atingível. Se, por outro lado, não é um objetivo certo que o colaborador almeja, mas um processo de desenvolvimento contínuo, ele também pode ser definido e estruturado com metas em curto, médio e longo prazo, sendo renovadas sempre que as anteriores forem alcançadas.

Powered by Rock Convert

Um exemplo do primeiro poderia ser ganhar R$ 5.000 por mês. Quando você atingir esse limite, terá concluído seu objetivo e, nesse caso, poderá considerar a definição de outro. Um exemplo do segundo poderia ser se exercitar e estar em uma ótima condição física. Pode-se definir metas e prazos para determinados objetivos, mas o plano é para a vida toda.

Quais são os estágios de um PDI?

O planejamento é a base para o sucesso de um plano de desenvolvimento individual. É preciso definir com clareza os objetos e meios que serão usados para alcançá-los. Veja, abaixo, alguns passo fundamentais a serem seguidos:

  • identifique qual é o objetivo do plano de desenvolvimento individual e certifique-se de que sejam alcançáveis;
  • descreva as etapas do plano de ação com foco nos problemas que devem ser resolvidos pelo colaborador;
  • faça um inventário dos recursos que serão usados. Por exemplo, uma pessoa que deseja treinar suas habilidades de falar em público pode investir em treinamento por meio de workshops e cursos especializados;
  • defina metas de curto prazo alinhadas com sua meta principal. Por exemplo, uma pessoa que deseja desenvolver suas habilidades de falar em público pode definir o objetivo de pedir a um palestrante, em uma conferência, um pequeno tempo para se expressar;
  • faça o acompanhamento das tarefas, atividades e resultados do PDI dos colaboradores, garantindo que tudo corra bem e que os objetivos sejam atingidos.

Como auxiliar o desenvolvimento dos colaboradores?

Embora o colaborador seja o protagonista do seu plano de desenvolvimento individual, ter parcerias colaborativas ajudará você a alimentar sua motivação. Envolva algumas pessoas no processo, como gestores e colegas de equipe, que possam incentivá-lo e acompanhar de perto o andamento do plano.

Mesmo depois que tudo estiver acertado, mostre sempre que está atento às atividades planejadas para o colaborador e cobre o cumprimento dos prazos, fazendo-o perceber que o seu crescimento é importante para a organização.

As empresas devem procurar criar planos de desenvolvimento eficazes, que visam melhorar a performance das equipes de trabalho, reter os melhores talentos, diminuir a rotatividade e estimular o envolvimento dos colaboradores. Isso também ajudará a reforçar a imagem positiva da organização no mercado de trabalho.

Gostou do nosso artigo sobre plano de desenvolvimento individual? Queremos também apresentar a você um conjunto de soluções personalizadas para aumentar a satisfação e a produtividade das suas equipes. Entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.