relaxar no trabalho

4 ambientes para relaxar no trabalho e trazer bem-estar aos funcionários

Sua empresa investe em ambientes para relaxar no trabalho? Mais do que uma tendência, essa é uma prática que faz toda a diferença para o bem-estar do seu colaborador. Quando você cuida da saúde e procura diminuir o estresse dos seus funcionários, a organização também sai ganhando. Afinal, isso estimula a produtividade, o engajamento e outros fatores bem positivos.

Pensando na importância desse investimento, no post de hoje trouxemos quatro exemplos de ambientes que você pode implantar na sua empresa. Com certeza, os colaboradores e gestores vão poder aproveitar, então continue lendo e confira!

1. Salão de jogos

Uma sala de jogos é capaz de proporcionar um ambiente leve, divertido e descontraído dentro da empresa. É uma chance para os funcionários interagirem, saírem da rotina e aliviarem um pouco do estresse. Além disso, os jogos ajudam a estimular o cérebro, contribuindo para a criatividade e a produtividade.

Você pode apostar em jogos de videogame e em recursos mais “tradicionais”, como mesas de sinuca e totó. Que tal aproveitar a chance e perguntar aos seus colaboradores quais jogos eles preferem? Assim, você cria um espaço personalizado e ainda mostra que a opinião deles é valorizada.

2. Espaço para leitura

A leitura é outra atividade que permite relaxar e, ao mesmo tempo, desenvolver certas habilidades. Ela estimula a criatividade, o vocabulário e amplia o repertório, possibilitando que novas ideias apareçam. Além do mais, é uma forma que muitas pessoas apreciam para relaxar e dar uma pausa da correria. Crie um espaço bem agradável, com pouco barulho, assentos confortáveis e iluminação adequada. Disponibilize também diferentes livros e gêneros. Dessa forma, você agrada a todos os gostos e incentiva essa prática ainda mais.

Powered by Rock Convert

3. Sala de descanso

Além desses espaços, que tal criar uma sala só para descanso mesmo? Um local onde os funcionários podem deitar e relaxar. Você pode definir o tempo de pausa para usar essa sala, ou disponibilizá-la em certos momentos do dia, como no horário de almoço. Crie um ambiente bem confortável e aconchegante. Vale apostar em pufes, sofás e poltronas, por exemplo. Além disso, garanta que será um local silencioso e com iluminação adequada. Com certeza vai ser um espaço muito valorizado por todos da empresa.

4. Espaço aberto

Estar em um espaço a céu aberto, com plantas e luz natural, faz muito bem para a saúde e o relaxamento. Esses locais também inspiram e motivam as pessoas, principalmente quando se está no meio da cidade grande ou trabalhando dentro de um escritório por muito tempo. Você pode, inclusive, fazer algumas de suas reuniões nesse ambiente, o que já será bem agradável. Mas, permita também que ele seja usado para relaxar, se divertir e interagir.

Talvez pareça um desafio criar um local desse tipo em um prédio corporativo, mas é possível se adaptar. Use aquilo que estiver ao alcance, até mesmo uma cobertura ou uma varanda. Construa um jardim nesse espaço e deixe-o o mais convidativo possível. Se não houver mesmo um jeito de construir esse ambiente, traga a luz natural e as plantas para dentro da empresa! É só se informar sobre técnicas e espécies adequadas.

Esses são apenas alguns exemplos de espaços. Muitas empresas apostam, ainda, em salas de meditação, massagem, salão de beleza, local para ouvir música e muito mais.

Vale lembrar que a organização pode ajudar seus colaboradores de muitas formas diferentes a desenvolver a sua qualidade de vida. Criar rotinas mais flexíveis, eliminar a sobrecarga, cuidar da saúde (mental e física), oferecer os benefícios certos e cuidar bem do clima organizacional são só algumas das práticas que precisam ser tomadas.

Esperamos que tenha gostado das nossas ideias de ambientes para relaxar no trabalho. Para mais dicas de como promover a saúde na sua empresa é só nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no Linkedin.

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.