Quais os benefícios da remuneração variável para atrair talentos?

A escolha de um profissional por fazer parte de uma empresa resulta de muitas variáveis, sendo que uma das mais importantes delas é o pacote de remuneração oferecido. Para garantir a retenção de talentos, é importante lançar mão das melhores estratégias de recompensa. Uma das mais atraentes delas é a remuneração variável.

Essa é uma estratégia muito usada pelas organizações para reconhecer os esforços individuais ou em equipe de seu capital humano na busca pelo cumprimento das metas estabelecidas e resultados positivos nos negócios.

Neste artigo, vamos entender os diferenciais da remuneração variável, além de conhecer seus benefícios na atração e retenção dos melhores talentos na sua organização. Acompanhe!

O que é remuneração variável?

A remuneração variável é a que muda de acordo com a produtividade do trabalhador, dando a ele a possibilidade de ampliar seus rendimentos, além do salário fixo, ao se dedicar com maior afinco ao trabalho e proporcionar melhores resultados para empresa.

Diferente da remuneração fixa, composta pelo salário combinado na contratação, mais os devidos adicionais (horas extras, insalubridade, periculosidade, horas noturnas, etc.), a variável inclui recompensas baseadas no desempenho do colaborador. Geralmente, os rendimentos variáveis estão atrelados ao cumprimento de metas de um determinado período.

Na área de vendas, é um tipo de remuneração bastante comum, em que o trabalhador recebe uma comissão por cada negócio fechado. Já em empresas do ramo financeiro, ela pode vir em forma de bonificação por resultados.

Em indústrias de produção, como as montadoras de veículos, o valor variável é pago na forma de PLR (Participação nos Lucros e Resultados), sendo que, na maioria das vezes, o valor é estabelecido por equipe ou setor de produção, de acordo com os resultados anuais da empresa.

De maneira diversa da remuneração fixa, que recompensa a jornada diária do colaborador e é paga mensalmente, a variável sempre vai recompensar o engajamento, a produtividade e os resultados. Ela pode ser paga anual, mensalmente ou ao fim do cumprimento de metas, conforme estabelecido pela empresa.

Quais são os benefícios da remuneração variável?

Receber de acordo com o desempenho e produtividade pode ser bastante atraente para o trabalhador, que se sente recompensado pelos seus talentos e esforços. Nesse sistema, ele tem a oportunidade de otimizar seus ganhos, além do salário e benefícios mensais. Entre os muitos benefícios da remuneração variável, podemos destacar os que se seguem.

Aumento da satisfação do colaborador

Quanto maior a possibilidade de ganhos, mais os trabalhadores de uma empresa se sentem à vontade e felizes em seu trabalho. Isso resulta em melhor qualidade de vida, maior produtividade e comprometimento com a empresa.

Esforço por melhores resultados

Ao compreender que suas recompensas são maiores à medida que apresentam melhores resultados, os colaboradores se sentem mais impulsionados a buscar o máximo de eficiência em seus processos de trabalho.

Maior produtividade

Quando todas as equipes estão engajadas na busca por melhores resultados e recompensas, elas se tornam naturalmente mais produtivas, buscando a cooperação entre elas e o absenteísmo é reduzido, o que se converte em maiores lucros e resultados para a organização.

Powered by Rock Convert

Incentivo para buscar a qualidade do serviço

O colaborador bem recompensado pelo seu trabalho tende a vestir a camisa da empresa e, além de tornar-se mais produtivo, sente-se motivado a se empenhar em ações que visem à otimização dos processos de trabalho.

Redução de custos

Quando as equipes e as diversas áreas da produção cooperarem entre si, buscando melhorar os processos e cumprir suas metas com eficiência, isso gera uma otimização dos processos e, consequentemente, a redução nos custos e despesas de produção.

Diminuição do turnover

Empresas com sistemas de remuneração modernos e atrativos têm maior facilidade em reter seus talentos, diminuindo de forma considerável a taxa de turnover e, por consequência, melhorando a retenção de talentos na empresa.

Atração de talentos

A tendência de os profissionais buscarem recompensas baseadas em seus resultados é cada vez maior, em especial, entre os que estão mais dispostos a dar o melhor de si. É uma forma de conseguirem reconhecimento por seus esforços de desenvolvimento e empenho pelos objetivos da organização. Por isso, essa é a aposta certa para atrair os melhores talentos.

Como implementar a remuneração variável com sucesso?

Para que sua organização tenha sucesso com um sistema de remuneração variável, os gestores devem apresentar aos colaboradores o valor real do plano de recompensas que oferecem, em um formato que facilite a compreensão e não deixe dúvidas.

A transmissão eficiente dessas informações deve ser uma prioridade do setor de recursos humanos. Todos devem entender que as recompensas serão concedidas de acordo com o desempenho, produtividade e qualidade do trabalho, seja ele individual ou por equipes.

É necessário contar com um bom sistema de avaliação de desempenho, pois isso será fundamental ao estabelecer o sistema de recompensas. Também é importante que a empresa tenha uma cultura organizacional que favoreça a aplicação dessa política de remuneração.

Um passo fundamental é estabelecer a maneira pela qual os bônus, comissões ou PLRs serão pagos: as metas, prazos, condições e nível de qualidade exigidos. A gestão da empresa deve ser orientada para os resultados, para que as equipes tenham flexibilidade e liberdade para buscar as melhores formas de atingir suas metas.

Deve haver um bom ambiente de trabalho favorável para que as equipes possam maximizar seu desempenho e, assim, atingir as metas estabelecidas. A organização deve estar preparada para cumprir, sem falhas, o que for acordado com seus colaboradores.

A participação nos lucros e resultados é uma boa ferramenta da qual as organizações podem dispor para atrair, estimular e reter seus talentos. Os profissionais se sentem motivados pela oportunidade de receber recompensas maiores para aumentar seu salário-base à medida que usam seus talentos em favor da organização.

Além disso, os profissionais de hoje querem ser valorizados e se sentirem como parte importante das empresas que representam, e a remuneração variável estimula essa sensação.

Esperamos ter ajudado você a entender o conceito e a importância da remuneração variável. Gostou deste conteúdo? Aproveite e descubra também 8 tipos de benefícios sociais que sua empresa pode oferecer.

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.