O que é a responsabilidade civil empresarial? Entenda aqui

Apesar de ser pouco falada, quando se trata do mundo dos negócios, a responsabilidade civil empresarial é uma parte importante da rotina de uma empresa.

Isso porque, além de envolver preceitos legais, ela tem muito a ver com a conduta da companhia, perante a sociedade e, especificamente, os seus clientes.

Se não for bem cuidada, é provável que o negócio sofra ações judiciais que podem prejudicar, não só financeiramente, mas também, sua valorização no mercado, afetando as chances de se obter investimentos.

Por isso, neste texto, vamos explicar o que ela é e como se proteger de possíveis problemas. Confira!

O que é a responsabilidade civil empresarial?

De maneira geral, a responsabilidade civil empresarial é o compromisso que a empresa tem quando faz algo que prejudica o cidadão. Basicamente, é a obrigação que o negócio tem de compensar o que foi feito a terceiros.

Como funciona a responsabilidade civil empresarial?

A empresa pode ser acionada judicialmente, caso alguma coisa tenha acontecido com o consumidor que envolve seus produtos e serviços. Um exemplo: o cliente comprou um pacote de salgadinho e dentro havia uma barata. Ele tem direito de processar a empresa por danos morais e isso se enquadra na responsabilidade civil empresarial.

Entre as situações em que uma empresa pode ser acionada, três são as principais:

  • agir com imperícia — não ter a técnica adequada para atuar;
  •  imprudência — ter comportamento precipitado;
  • negligência — não agir quando necessário.

Qual é a sua importância?

Deu para perceber que a responsabilidade civil empresarial é uma obrigação essencial para a empresa. Afinal, ela tem relação direta com a maneira em que a companhia lida com seus consumidores. Como explicamos na introdução, se a empresa não tem mecanismos para garanti-la, pode se prejudicar, não só financeiramente, mas afetar seriamente a imagem da companhia para novos clientes e também investidores.

Por que contratar um seguro de responsabilidade civil?

Nesse ponto, uma das maneiras de lidar com situações que possam prejudicar a responsabilidade civil empresarial é contar com o seguro de responsabilidade civil. Esse é um mecanismo que tem como finalidade garantir que a empresa se proteja de possíveis danos financeiros, devido a situações não intencionais que possam prejudicar terceiros.

Logo, o seguro garante que a companhia tenha dinheiro suficiente para lidar com a indenização. A contratação não é complicada — existem algumas companhias de seguro que oferecem esse serviço. Inclusive, pacotes com outros benefícios, como proteção de patrimônio, seguro transporte e a garantia, em caso de quebra de contrato.

Ao longo deste texto, falamos sobre uma das obrigações legais mais importantes para uma empresa, que é a responsabilidade civil empresarial. Uma importante parte legislativa que, se não cuidada, pode trazer prejuízos sérios para o negócio.

São problemas que podem perdurar por um longo prazo e prejudicar as chances da companhia de crescer. Logo, investir no seguro de responsabilidade civil pode ser a melhor forma de se preparar para possíveis contratempos desse tipo e se proteger, financeiramente.

Esperamos que este texto tenha sido útil. Se você ficou com alguma dúvida ou gostou do nosso conteúdo, não se esqueça de comentar!

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.