retenção de talentos

Confira 4 melhores práticas para garantir a retenção de talentos

Já parou para pensar se seus colaboradores estão realmente satisfeitos com o trabalho? Como anda o número de faltas e pedidos de demissão em sua empresa? Para alcançar bons resultados, é fundamental ficar atento a esse tipo de questão. Afinal, um dos fatores mais importantes de uma organização é a retenção de talentos!

Investir no capital humano é peça chave para qualquer negócio. Quando se mantém os profissionais adequados trabalhando com satisfação, a empresa tende a crescer e se desenvolver muito mais rápido. Por isso, no post de hoje trouxemos quatro dicas essenciais para reter os seus talentos. Continue lendo para saber mais!

1. Crie planos de carreira

Os profissionais se sentem muito mais motivados quando sabem que têm chances de desenvolvimento de carreira. Eles querem ocupar novas posições ou mesmo mudar de área, em diversos casos. Por isso, quando não têm perspectivas concretas de crescimento, acabam abandonando a empresa.

Construa planos de carreira concretos, de acordo com as possibilidades reais da empresa, e comunique a novidade aos colaboradores, incentivando-os. Também é uma boa ideia consultá-los e criar planos personalizáveis, para acolher mais as demandas e desejos de cada um.

2. Valorize os colaboradores

Outra maneira de motivar seus colaboradores é mostrando que eles são reconhecidos e valorizados. Ações como o plano de carreira, capacitações e investimento na qualidade de vida já demonstram isso, mas também é interessante expressar mais diretamente.

Na verdade, cada profissional tem o seu perfil e se sente valorizado de maneiras diferentes. Para alguns, por exemplo, isso vem quando os dão maior autonomia. Para outros, feedbacks positivos já fazem maior efeito. Reconheça essa diversidade e se adapte à individualidade de cada um.

Powered by Rock Convert

3. Implemente uma cultura de feedbacks

Os feedbacks fazem toda a diferença para o engajamento e a motivação. É importante dar retorno sobre diversas questões e não apenas focar nos problemas, mas mostrar que a empresa reconhece também as ações positivas.

Aprenda a dar feedbacks construtivos quando se tratar de algo negativo, sem constranger ou intimidar o profissional. Lembre-se também de parabenizar boas atitudes, melhoras de desempenho, novos passos na carreira e por aí vai.

Por fim, é importante ressaltar que a gestão também deve incentivar os feedbacks de seus funcionários. Mostre-se aberto para acolhê-los e tenha interesse por suas demandas. Assim, a comunicação fica mais fluída e o trabalho mais produtivo.

4. Mantenha um bom clima organizacional

Para encerrar, não poderíamos deixar de comentar esse fator. Um bom clima organizacional é a base para uma boa retenção de talentos, já que todos valorizamos ambientes de trabalho positivos e construtivos, certo?

É muito importante promover o respeito e deixar os profissionais a vontade para se expressarem, sem tanta pressão ou sobrecarga. Para além disso, também existem ações a favor da qualidade de vida e do bem estar, que também devem ser implantadas.

Com essas dicas, seus colaboradores se sentirão mais motivados, engajados e satisfeitos, promovendo a retenção de talentos. Isso, por sua vez, gera diversos benefícios, incluindo o aumento da produtividade, a redução de custos com processos seletivos e a melhoria da imagem da empresa.

Esperamos que tenha gostado das dicas de retenção de talentos. Para ficar por dentro de nossos conteúdos, não se esqueça de assinar a newsletter e receber tudo em primeira mão.

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.