retorno sobre investimento

Retorno sobre investimento: qual sua relação com a gestão de colaboradores?

Sem dúvidas, o mercado hoje está muito competitivo e manter a operação de uma companhia de forma saudável é um grande desafio de todos os gestores. Por isso, uma métrica muito utilizada é o ROI, o retorno sobre investimento. É através dele que os gestores sabem que estão alocando os recursos da companhia de forma que traga retorno financeiro.

Essa é uma métrica muito conhecida por gestores de outras áreas. No entanto, alguns setores como o de recursos humanos ainda trabalham com subjetividade.

Mas, já existem alguns gestores que estão fazendo a diferença, trabalhando de uma forma mais moderna e ganhando a alta diretoria das empresas. Por isso, resolvemos produzir este artigo que explicará em detalhes como departamentos de RH podem calcular seus ROI’s. Confira!

O que é ROI?

O ROI — Retorno sobre o Investimento ou, originalmente do inglês, Return of Investiment — é um conceito que já está no dicionário da alta gestão e da administração média há tempos. Essa métrica permite calcular a consequência de uma determinado investimento.

É através do ROI que o gestor avalia a real efetividade do investimento e se a ação está valendo a pena. Também é através da análise de ROI que o gestor verifica se há necessidade de reformular ou descontinuar o esforço financeiro em determinadas estratégias.

Em suma, o ROI é a métrica que indica se a empresa estábganhando dinheiro ou não, através daquele investimento.

Além de destrinchar o conceito por trás dessa métrica, é importante também citar que o ROI é aplicado a todas as ações que são executadas com o objetivo de gerar lucro em algum momento, tanto a curto quanto a longo prazo. Alguns exemplos dessas ações são:

  • campanhas de marketing;
  • treinamento de pessoal;
  • aquisição de ferramentas de gestão;
  • execução de estratégias de retenção de clientes, etc.

Mas, não é apenas nos processos de vendas que é calculado o retorno sob investimento. Em um contexto altamente competitivo em que todos os gestores de quaisquer departamentos precisam ter alto comprometimento com a situação financeira da empresa, é necessário fazer a análise de ROI, desde vendas até recursos humanos.

Como muitos profissionais ainda acham que ROI no departamento de recursos humanos é um bicho de sete cabeças, resolvemos trazer as principais informações sobre o assunto.

Confira a seguir as principais informações sobre o assunto que você deve saber antes de implementar o cálculo na sua empresa.

Antes de calcular ROI em Gestão de Pessoas, o que preciso saber?

Antes de mais nada, é ideal compreender que para usar o ROI, o departamento de gestão de pessoas precisa ter um ponto de vista moderno que se distancia do RH tradicional de muitas empresas.

Por isso, o foco desses setores mais atualizados não é nas burocracias antigas e sim no desenvolvimento de colaboradores. Na prática, o setor de gestão de pessoas precisa estar acostumado com uma gestão atualizada e automatizada.

Levando em consideração que já existem dezenas de ferramentas online disponíveis no mercado para reduzir essa burocracia do RH e automatizar diversos processos, essa não é uma tarefa difícil. Basta uma boa pesquisa no Google e muitos processos burocráticos já podem ser automatizados através de softwares.

Outra questão que precisa estar no mindset desses setores é a gestão de e por resultados. O terceiro ponto é a auto-valorização do trabalho gestão de pessoas e como esse processo está diretamente relacionado com o crescimento financeiro da empresa.

Muitas vezes, os próprios profissionais de recursos humanos não acreditam em seus trabalhos e, por isso, não transmitem confiança em suas argumentações.

Assim, não conseguem mostrar o retorno sob o investimento de suas ações. O ideal é conhecer o valor do trabalho do departamento e entender que esse processo é suporte para os demais processos.

Sem ele, os restantes não funcionarão da forma ideal. Afinal, processos como os a seguir são essenciais para o bom funcionamento da companhia:

Powered by Rock Convert
  • recrutamento de novo pessoal;
  • recrutamento de pessoal para substituição rápida para que não haja perdas na execução do trabalho;
  • treinamento de pessoal e gestão por competências;
  • desenvolvimento e unificação da liderança;
  • desenvolvimento da cultura da organização.

Quais os benefícios de calculá-lo?

O principal benefício de se calcular o retorno sob investimento para o setor de recursos humanos é trabalhar com gestão por resultados e ganhar força na argumentação de novas propostas com a alta diretoria.

Além disso, trabalhar com essa métrica dará maior inteligência ao setor que geralmente atua de forma subjetiva para escolher seus próximos passos de forma estratégica.

Como fazer esse cálculo?

Antes de iniciar os cálculos, é ideal entender que todas as ações do departamento de recursos podem e devem ser metrificadas. Por isso, é ideal montar um funil para cada processo.

Por exemplo, para o recrutamento é interessante entender quantos:

  • candidatos enviaram currículo;
  • compareceram à entrevista;
  • foram aprovados para a próxima etapa;
  • aprovados para a vaga;
  • receberam proposta final;
  • contratados;
  • desistiram da proposta.

Dessa forma, é possível calcular o retorno sob investimento em cada ação em específico.

Feito isso, chegou o momento especial de fazer o cálculo. A conta leva em consideração o valor investido e o retorno conquistado a partir daquela ação.

É importante indicar que o resultado obtido é apresentado através de porcentagem. Isso facilita a comparação com o retorno de outros esforços financeiros. Para facilitar, a seguir, indicamos a fórmula:

ROI = (Ganho Obtido – Valor Investido / Valor do Investimento Inicial) X 100

Para você entender como esse cálculo é realizado na prática, trazemos um exemplo. Suponha que você está calculando o retorno sob investimento de um processo de recrutamento de uma posição de liderança.

Pensando que você investiu R$2.000 em anúncios nas plataformas de vagas durante um determinado tempo e que conseguiu contratar um profissional que reduziu em R$50.000 o custo de uma determinada operação, o ROI será de 2400%.

Com esse número em mãos, você pode justificar o investimento em plataformas como as usadas para as demais vagas. Quando as posições forem estratégicas para a companhia, esse argumento fica ainda mais forte.

Mas, vale lembrar que apesar de calcular o ROI ser uma ação ideal para os departamentos de recursos humanos, não existe um benchmark que fará sentido ser realizado.

Isso significa que se o seu retorno sob investimento de uma vaga for 2400%, não fará sentido comparar esse número com os de outras empresas. Afinal, são muitas variáveis a ser consideradas.

Boas práticas para medir o ROI em RH

São muitas as boas práticas no cálculo dessa métrica. Algumas são:

  • trabalhar com funis de processos;
  • documentar o ROI calculado para possíveis comparações com outras ações internas;
  • solicitar apoio de outros setores para o cálculo desse métrica — no exemplo citado, o resultado do novo profissional contratado é um dado de outro setor. O departamento de RH aqui precisaria da abertura de outros setores para conseguir realizar essa conta.

Sem dúvidas, para atuar em um contexto cada vez mais competitivo, em que os gestores de todos os departamentos precisam ter e demonstrar alto comprometimento com a situação financeira das companhias em que atuam, calcular o ROI é o primeiro passo para realizar uma boa gestão.

Isso se estende aos departamentos de recursos humanos que, de forma geral, atuam de forma subjetiva e perdem força na argumentação com a alta diretoria.

No entanto, com métricas como o retorno sob investimento, o departamento que suporta toda a operação da companhia, torna-se metrificado e comprometido diretamente com as finanças da empresa. Por isso, profissionais de recursos humanos que querem executar um bom trabalho precisam trabalhar com a métrica de retorno sobre o investimento.

Agora que você tem as principais informações sobre o assunto, que tal entrar em contato conosco e tirar suas dúvidas? Nossa equipe ficará feliz em ajudá-lo!

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.