sinistralidade plano de saúde

Saiba como reduzir a sinistralidade do plano de saúde empresarial

O plano de saúde empresarial é um beneficio indispensável para os colaboradores. Para ter um programa de qualidade de vida eficiente, é preciso oferecer acesso aos melhores serviços de saúde e gerir esses serviços de modo que tragam bons resultados para os trabalhadores e para a organização.

Um grande desafio para os gestores nessa área é o alto valor gasto com a sinistralidade do plano de saúde. Essa é, portanto, uma questão importante para se analisar, já que a alta taxa de sinistralidade interfere no valor do serviço, podendo até inviabilizar sua concessão aos colaboradores.

A seguir, vamos entender como funciona a sinistralidade e conhecer algumas dicas eficientes para reduzi-la. Acompanhe!

O que é a sinistralidade do plano de saúde?

Quando a empresa contrata a operadora do plano de saúde, as partes definem o valor em despesas que será coberto e também o valor do prêmio, que são as mensalidades pagas.

A diferença entre esses valores representa a sinistralidade. É o valor que excede a cobertura do pacote de benefícios contratados. Ele é representado em percentual e esse índice é utilizado pelas operadoras como critério para o reajuste dos planos.

Por que é importante reduzir a sinistralidade?

Um alto índice de sinistralidade interfere no valor do plano de saúde e pode trazer prejuízo para a empresa. Cada operadora determina seu índice aceitável, mas ele geralmente gira em torno de 70% da fatura que a empresa paga.

Powered by Rock Convert

Quando o valor dos sinistros da organização fica acima do índice aceitável, o valor excedente deve ser assumido por ela, representando prejuízos financeiros. Sendo assim, se essa situação for recorrente, pode chegar até mesmo a inviabilizar a oferta do benefício aos colaboradores.

Por esse motivo, é muito importante fazer uma gestão eficiente do plano de saúde empresarial, a fim de que seja utilizado com responsabilidade, eficiência e não gere um alto índice de sinistralidade.

Como fazer uma gestão eficiente?

Para conseguir administrar com eficiência o plano de saúde de seus colaboradores, existem algumas medidas que você pode implementar na empresa. Vamos conhecê-las?

  • use o sistema de coparticipação, incentivando assim o uso consciente, por parte dos colaboradores, dos serviços oferecidos;
  • invista na conscientização dos colaboradores, mostrando que usar os serviços da forma correta pode influenciar nos valores de reajustes do plano;
  • incentive a adoção de um estilo de vida mais saudável para os trabalhadores e seus familiares;
  • utilize tecnologias de gestão com Big Data, para fazer o acompanhamento da saúde dos trabalhadores com base nos protocolos médicos e também análises de risco. Assim é possível acompanhar o uso do plano e até prevenir a disseminação de algumas doenças e reduzir custo junto às operadoras.

Por fim, uma forma de facilitar todo esse processo e conseguir uma real redução da sinistralidade do plano de saúde é contar com o auxílio de uma boa empresa especializada em administração de benefícios empresariais.

Ela acompanhará todo o processo, desde o levantamento das necessidades dos colaboradores, até a escolha e negociação com as operadoras e acompanhamento dos casos mais graves. Assim será mais fácil garantir o uso eficiente dos serviços.

Ainda tem alguma dúvida quanto à sinistralidade dos planos de saúde ou alguma sugestão sobre este artigo? Deixe seu comentário abaixo e teremos prazer em respondê-lo!

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.