tipos de benefícios sociais

Confira 8 tipos de benefícios sociais que sua empresa pode oferecer

Você já ouviu falar em benefícios sociais? Essas vantagens são fundamentais para toda empresa que deseja crescer e se destacar no mercado. Já ficou comprovado que o capital humano faz toda a diferença no desenvolvimento organizacional e, portanto, é preciso sempre cuidar de seus colaboradores.

É nesse sentido que atuam essas facilidades, então não deixe de compreendê-las e selecionar as melhores para seu pessoal! Continue a leitura, entenda um pouco mais sobre esse assunto e descubra quais são os principais benefícios. Confira!

O que são benefícios sociais?

Por mais que a remuneração financeira seja um aspecto fundamental para atrair talentos para a sua empresa, ela nem sempre é suficiente para gerar verdadeira motivação nos talentos. Ao longo dos anos as organizações perceberam a necessidade de engajar os colaboradores e mostrar que eles eram valorizados.

Esse olhar mais humanizado em relação ao capital humano se tornou essencial para aumentar a produtividade, criar um ambiente corporativo mais saudável e promover maior qualidade de vida para as pessoas da empresa. Profissionais que estão satisfeitos certamente trabalham melhor e fortalecem a imagem da marca empregadora na sociedade.

Foi assim que surgiram os benefícios sociais: facilidades e conveniências que contribuem, de diferentes formas, para a vida de um funcionário. Hoje, a maioria das organizações investem nessa oportunidade como uma de suas medidas prioritárias.

Como você vai ver ao longo do texto, existe uma gama de possibilidades para compor o plano de benefícios sociais da sua organização. Eles podem e devem ir além dos tradicionais planos de saúde e vale-refeição.

Qual é a importância do RH para os benefícios sociais?

setor de RH tem um papel muito importante quando se fala nesse assunto: ele ajuda a definir os melhores benefícios a serem oferecidos, levando em conta as necessidades dos trabalhadores e os objetivos da organização.

Como veremos mais a frente, alguns benefícios são obrigatórios por lei e, portanto, devem ser fornecidos por toda empresa. Outros, por sua vez, são voluntários, sendo selecionados por cada companhia de acordo com critérios específicos.

São muitos os fatores a se considerar para fazer essa seleção. É preciso pensar, por exemplo, nas demandas que seus colaboradores apresentam: o que combina com seu perfil e o que faz mais falta para eles? Com essa análise, é possível oferecer benefícios sociais que realmente agradem às equipes e gerem o resultado de satisfação que é esperado.

Além disso, os valores e a cultura organizacional também têm certo peso nessa decisão. O RH entra, dessa forma, na análise baseada em seus conhecimentos e pesquisas, ajudando a identificar as melhores alternativas. Por isso mesmo, é fundamental investir em uma gestão de benefícios eficiente, ou seja, um setor dentro do RH que se torne responsável por administrar essas questões.

Quais são as modalidades dos benefícios sociais?

Existem vários tipos de benefícios sociais, que se dividem em 6 diferentes modalidades, como você vai ver abaixo. É interessante notar que alguns deles podem se encaixar em mais de uma modalidade.

Benefícios sociais legais

São as facilidades garantidas pela lei da CLT e por acordos sindicais, obrigatórios a todas as empresas. Alguns exemplos incluem o 13º salário, o vale-transporte, as férias remuneradas e o seguro de acidentes de trabalho. É fundamental ficar atento e oferecer tudo o que essa modalidade abrange, assim a empresa evita problemas de ordem judicial e danos futuros.

Benefícios sociais monetários

Referentes a todas as remunerações financeiras extras e complementares oferecidas no trabalho, como as horas extras e o 13º salário, por exemplo. Também podemos citar bonificações financeiras por bom desempenho e a participação nos lucros da organização.

Benefícios sociais espontâneos

São aqueles que, como o próprio nome diz, variam de acordo com as escolhas de cada empresa e são selecionados considerando-se seus colaboradores e seu perfil. Todos aqueles que não são obrigatórios acabam se encaixando nesta categoria, como:

  • assistência médica;
  • facilidades em estabelecimentos;
  • vales culturais;
  • bolsas de estudo;
  • flexibilidade de horário.

Benefícios sociais não-monetários

Para empresas que estão com o orçamento apertado e ainda assim querem oferecer benefícios aos colaboradores, existem os não monetários. São facilidades que melhoram a rotina dos profissionais e geram bem-estar como, por exemplo, flexibilidade de horário, liberdade de vestimenta (no dress code), refeitório na empresa e espaço de lazer.

Benefícios sociais recreativos

Os benefícios recreativos são uma forma de melhorar a qualidade de vida dos funcionários proporcionando atividades de lazer. Se enquadram nessa categoria o acesso a clubes, colônias de férias e até mesmo momentos na empresa como um happy hour semanal.

Benefícios sociais assistenciais

São referentes às ajudas oferecidas aos colaboradores e suas famílias, principalmente na área da saúde. Alguns exemplos são os planos de saúde, planos odontológicos, assistência educacional e seguro de vida.

Powered by Rock Convert

Quais exemplos de benefícios sociais podemos citar?

Dentro das modalidades que citamos existem muitos exemplos de benefícios sociais a serem proporcionados. Vamos conhecer 8 deles a seguir!

1. Férias remuneradas e décimo terceiro salário

Esses são dois tipos de benefícios sociais ligados à vida financeira. Ambos são direitos garantidos por lei aos funcionários com carteira assinada, e seus valores são calculados de acordo com o valor do salário e outras questões legais.

2. Vale-transporte

Com o objetivo de facilitar o deslocamento do funcionário entre seu local de trabalho e sua casa (e vice versa), o vale-transporte é mais um benefício muito importante. Vale lembrar que ele também é uma responsabilidade obrigatória para a empresa, devendo ser fornecido a todo colaborador que desejar recebê-lo.

3. Vale-alimentação ou vale-refeição

Ao contrário dos anteriores, esses não são benefícios sociais obrigatórios. No entanto, oferecê-los a seus funcionários é uma ótima ideia, pois contribui muito para o seu dia a dia. É por isso que diversas empresas, de diferentes segmentos, apostam nessa modalidade como um de seus benefícios.

As organizações podem ainda oferecer acompanhamento com nutricionista ou lanches gratuitos de qualidade, tudo isso pensando em promover uma alimentação balanceada e equilibrada a seus profissionais.

4. Assistência médica e odontológica

Cuidar da saúde física e mental de seus colaboradores é algo fundamental para o crescimento da empresa. Quando você oferece benefícios como planos de saúde e assistência médica e odontológica, ampliam-se os níveis de atração e reduz-se o turnover da organização, além de promover a produtividade e a satisfação entre seus funcionários.

É importante, porém, tomar cuidado e ficar atento para garantir que estão sendo oferecidos serviços realmente qualificados ao seu pessoal.

5. Banco de horas extras

A empresa pode propor a um funcionário que ele trabalhe um tempo a mais do que está estabelecido em sua jornada de trabalho. Ele não tem a obrigação de aceitar, mas caso o faça, deve receber uma quantia a mais ou trocar as horas por folgas. Esse pode ser um benefício agregador para ambas as partes, mas é preciso ter cuidado para não levar à sobrecarga.

6. Programas de bem-estar e qualidade de vida

Promover a qualidade de vida, o bem-estar e o relaxamento também é essencial para uma empresa produtiva. São muitos os benefícios que podem ser oferecidos nesse tipo de programa, mas é sempre interessante analisar o que combina melhor com seus funcionários. Alguns exemplos são aulas de yoga, massagens e grupos para praticar esportes.

7. Flexibilidade de horário e home office

É interessante pensar que alguns benefícios exigem muito pouco da empresa, financeiramente falando, e ainda assim podem agradar muito aos colaboradores. A possibilidade de flexibilizar a jornada de trabalho, por exemplo, é muito interessante para quem quer evitar o trânsito intenso dos horários de pico.

Outra flexibilização que gera satisfação para muitos profissionais é a de home office. Poder trabalhar de casa em algum dia da semana e passar mais tempo com a família é um fator que traz satisfação e não gera prejuízos à organização.

8. Convênios educacionais

Outra linha de benefício que sua empresa pode apostar é a de convênios educacionais. Eles podem ser voltados para os próprios colaboradores, com acesso gratuito a cursos diversos e parcerias com universidades, por exemplo. Mas também é interessante estender esse convênio às famílias, garantindo descontos em creches, escolas e universidades.

Por que contar com uma consultoria em benefícios sociais?

Como se pode ver, são mesmo muitas opções de vantagens a se proporcionar a seus colaboradores (e olha que aqui só foram mencionamos alguns exemplos). Para decidir quais são as melhores para o seu negócio, portanto, pode valer muito a pena contar com a ajuda de uma consultoria de benefícios.

Por meio desse tipo de parceria, seu RH vai conseguir encontrar as alternativas mais adequadas para as particularidades da sua empresa e de seus colaboradores. Uma consultoria de benefícios sociais vai ajudar a gestão a ter uma visão mais ampla sobre o perfil dos talentos e quais fatores contribuem para a satisfação e bem-estar deles.

Além disso, uma consultoria como a N/Care Solutions considera o orçamento da organização na hora de planejar um programa de qualidade de vida. Assim, é possível criar um pacote sob medida que agrade tanto o executivo quando os profissionais e suas famílias.

Esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre os benefícios sociais. Lembre-se que, quando eles são bem aplicados, levam a sua empresa a um maior desenvolvimento, a tornam mais atrativa e melhoram os índices de rotatividade e de competitividade.

Entre em contato com a N/Care Solutions e descubra como podemos ajudar o seu RH a montar um pacote de benefícios sociais que valorize e motive os profissionais da sua empresa.

Powered by Rock Convert

Inscreve-se para receber nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos gratuitamente no seu e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.